O projeto trilateral “COTRI – Integridade e Novas Gerações” lançado recentemente no Paraguai por meio de parceria entre os governos do Brasil, da Alemanha e do Paraguai, tem por objetivo a consolidação do programa de incentivos ao setor empresarial “Selo de Integridade”. A iniciativa visa, igualmente, a promover esforços do setor público e privado a fim de sensibilizar as novas gerações sobre a cultura de integridade e sua relevância para o futuro emprego.
Foi realizada, em dezembro do ano passado, uma oficina de planejamento para o desenho do projeto de cooperação trilateral e contou com a presença de representantes das seguintes instituições: Secretaria Nacional Anticorrupção, dos Ministérios da Indústria e Comércio, da Educação e Ciências, da Infância e Adolescência, bem como da Secretaria da Juventude e Instituto de Belas Artes. Pelo lado brasileiro, participam a Controladoria Geral da União (CGU) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Pelo lado alemão, a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) atuará por meio da iniciativa “Global Alliance for Integrity”.
Os grupos-alvo da iniciativa incluem representantes de pequenas e médias empresas (MIPYMES) e grandes empresas do Paraguai, além de funcionários e instituições públicas do país. Estão envolvidas novas gerações, como crianças e adolescentes, visando à inclusão de recursos relacionados à integridade, especialmente por meio da capacitação do corpo docente, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades. O ambiente de negócios no Paraguai traz amplos benefícios e contribui para a imagem positiva do país.
Essas iniciativas terão impacto positivo na sociedade sensibilizando, não apenas os atores envolvidos, mas também a população em geral, em relação aos benefícios de agir com ética e integridade. A construção de uma cultura de integridade no Paraguai é possível graças à contribuição e união de todos os agentes comprometidos.
Continuidade
A atividade surge após a conclusão do projeto de cooperação trilateral “Fortalecendo a integridade para superar tempos de crise”, implementado com o apoio da Secretaria Nacional Anticorrupção do Paraguai (SENAC) e do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).
A cooperação contou com a participação da equipe técnica da Controladoria Geral da União (CGU) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. A troca de experiências de mais de 10 anos, por meio do programa de incentivos “Selo Pro-Ética” e a capacitação dos membros do Comitê Selecionador no Paraguai, constituíram resultados positivos da iniciativa.
As informações são da Agência Brasileira de Cooperação.