Os países ocidentais estão tentando pressionar a Ucrânia para realizar provocações diretas contra a Rússia, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta quarta-feira.
O Ocidente quer que Kiev lance uma operação militária na região insurgente de Donbass ou abandone completamente os acordos de Minsk de 2015 sobre a crise ucraniana, disse Lavrov em um discurso à Duma Estatal, a câmara baixa do parlamento russo.
“Os Estados Unidos e seus aliados europeus, que se esqueceram completamente da cultura da diplomacia, estão redobrando seus esforços para conter nosso país”, disse ele.
Os países ocidentais estão intensificando manobras militares perto das fronteiras russas, atraindo a Ucrânia para a órbita da Organização do Tratado do Atlântico Norte e fornecendo armas letais para o país, observou Lavrov.
Ele disse aos legisladores que a Rússia continuará a suprimir as tentativas ocidentais de envolver seu país no conflito intra-ucraniano e transferir a culpa para Moscou pela falta de progresso na resolução da crise.
Quando perguntado sobre a possibilidade de mais sanções ocidentais, ele disse que a Rússia está “pronta para qualquer desenvolvimento de eventos”.
Fonte: Xinhua