Nova cooperação Brasil Alemanha: mais transparência no uso de recursos públicos

Nova cooperação Brasil Alemanha: mais transparência no uso de recursos públicos

O Banco de Desenvolvimento Alemão, KfW, e o BNDES assinaram hoje um memorando de entendimento para promover a cooperação entre as duas instituições no aprimoramento do software TruBudget, uma ferramenta desenvolvida pelo KfW para aprimorar a transparência e a eficiência no uso de recursos públicos que financiam o desenvolvimento.

Essa tecnologia, conhecida como blockchain, é uma espécie de grande “livro contábil” que registra vários tipos de transações e possui seus registros espalhados por vários computadores.

Até maio, o BNDES fará um teste-piloto do aplicativo no Fundo Amazônia. O Fundo, que tem o banco alemão como um dos doadores e realiza operações financeiras não reembolsáveis, que são o foco do memorando.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Fonte: Embaixada da Alemana
Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.