A Força Aérea Real (RAF – Royal Air Force) informou que realizou com sucesso uma das maiores e mais austrais operações de lançamento aéreo por meio de Sistema de Entrega por Contêiner (CDS – Container Delivery System).

Com base no Complexo Mount Pleasant nas Ilhas Britânicas do Atlântico Sul (BFSAI), também chamadas de Falklands pelos britânicos e de Ilhas Malvinas pelos argentinos, a tripulação do A400M Atlas realizou o lançamento aéreo de CDS nas proximidades de Goose Green em abril.

Foram lançados 24 paletes, pesando aproximadamente 900 kg cada, sendo esta a maior operação de lançamento de cargas realizada pela RAF nos últimos anos e o maior lançamento realizado nas Falklands por uma única aeronave, afirma a RAF.

Imagem: Divulgação – Royal Air Force

Realizada pelo 1312 Flight, parte do 905 Expeditionary Air Wing nas Ilhas Falkland, teve o apoio do 47 Air Dispatch, do Esquadrão Nº 30 e do Esquadrão Nº 70 da RAF Brize Norton.

O lançamento foi realizado a uma altitude de 3.000 pés, algo desafiador de se alcançar no Reino Unido, e foi valioso para fornecer uma prova de conceito para lançamentos em grande escala que podem ser utilizados em operações de Apoio Humanitário e Socorro em Desastres.

Imagem: Divulgação – Royal Air Force
Imagem: Divulgação – Royal Air Force

O lançamento aéreo foi integrado a um exercício do 2 Royal Gurkha Rifles (2RGR), que recebeu a missão de apoiar o Controlador Aéreo do 47AD, mantendo comunicação com o A400M durante toda a missão.

O 2RGR foi responsável pela segurança e recuperação das caixas lançadas, trabalhando em conjunto com o transporte terrestre e os ativos logísticos da BFSAI. Tal participação dos Serviços Conjuntos proporcionou treinamento valioso tanto para soldados quanto para aviadores.

Imagem: Divulgação – Royal Air Force

“Esse lançamento aéreo com o A400 mostrou o grande potencial de treinamento para toda a Força proporcionado pela permanência nas Ilhas Falkland para as Forças Britânicas. Recebemos um apoio fantástico de toda a comunidade local, especialmente da Comunidade de Goose Green e da Polícia Real das Ilhas Falkland, sem os quais isso não teria sido possível. Este lançamento aéreo foi o resultado de muito trabalho das equipes no Reino Unido e aqui nas Ilhas Falkland, estabelecendo um novo padrão para oportunidades futuras”, disse Adele Stratton, Comandante Adjunto das Forças Britânicas nas Ilhas do Atlântico Sul.

Fonte: Aeroin