MTur lança edição 2024 da revista Tendências do Turismo na WTM Latin América

O Ministério do Turismo não para de apresentar novidades aos participantes da WTM Latin America, que acontece até esta quarta-feira (17.04), em São Paulo. Durante a reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT), o MTur lançou a quinta edição da revista eletrônica Tendências do Turismo, que é publicada todos os anos e traz tipos de viagens e destinos no país que estão em alta. A publicação auxilia profissionais e gestores de turismo tendo como base as demandas atuais do setor e o comportamento dos viajantes.

Estão descritas cinco macrotendências e 15 microtendências da atividade turística. São destaques para este ano: turismo sustentável e destinos comprometidos com a pegada ecológica; experiências gastronômicas como motivação principal da viagem; turismo de luxo; impactos da inteligência artificial para o setor; realização de grandes eventos musicais, além de novidades como o astroturismo.

Os dados e informações analisados para elaboração da Revista foram colhidos de relatórios de instituições e empresas nacionais e internacionais que trabalham com turismo, além de matérias de diferentes veículos especializados, como explica uma das responsáveis pela elaboração do periódico, a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira.

“São informações importantes de fontes com respaldo no setor. Nosso objetivo é auxiliar os profissionais, sobretudo os micro e pequenos empreendedores e gestores públicos, informando sobre as demandas atuais dos viajantes”, comentou.

A nova edição da publicação ainda traz uma retrospectiva dos prêmios e destaques dados a destinos brasileiros na mídia. Clique AQUI para ler a mais nova edição da revista Tendências do Turismo completa.

CNT – Além da revista, o Conselho Nacional de Turismo, que assessora o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, discutiu detalhes sobre a próxima edição do Salão Nacional do Turismo, que acontecerá em agosto e aprovou o regimento interno das 13 Câmaras Temáticas do CNT, compostas por gestores públicos, privados e representantes da sociedade civil e da academia. Esses espaços abordam o incentivo ao turismo doméstico; sustentabilidade e ações climáticas; transportes multimodais e infraestrutura; crédito e atração de investimentos; turismo social; competitividade, inovação e pesquisa; segurança turística e o estímulo ao turismo em comunidades tradicionais, negras e indígenas.

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, comentou a importância das Câmaras.

“Agora, com regimento interno estabelecido, as 13 Câmaras estão aptas a debater todos os assuntos relevantes do turismo. A nova representatividade do Conselho ajuda a resolver e pensar todo tipo de questão referente ao setor”, pontuou.

Reinstalado na atual gestão do MTur, o CNT teve os seus 90 membros empossados durante encontro realizado no Salão Nacional do Turismo, em dezembro de 2023, na capital federal. A nova composição é fruto de um processo seletivo que buscou ampliar a participação de organizações da sociedade civil, a fim de qualificar o planejamento de ações.

O EVENTO – A WTM Latin America traz o mundo para a América Latina e promove a região para o mundo. É uma das principais feiras de turismo, na qual a indústria de viagens se reúne para negociar e fechar contratos que contribuem com o posicionamento da região como uma das áreas mais importantes da indústria mundial do setor, além de ser o espaço ideal para empresas expositoras se encontrarem para promover networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor.

A feira também promove o Prêmio Turismo Responsável, uma iniciativa que valoriza as histórias mais inspiradoras do setor de viagens e turismo para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.