MRE lança exposição virtual “Elas no Itamaraty: Artistas Mulheres no Acervo do Ministério das Relações Exteriores”

Material estará disponível online a partir de 8 de março

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado, anualmente, em 8 de março, e de divulgar o acervo artístico, histórico e de representação do Itamaraty, será lançada na sexta-feira, 8/3, a exposição virtual “Elas no Itamaraty: Artistas Mulheres no Acervo do Ministério das Relações Exteriores”, com seleção de fotografias de obras de artistas mulheres no acervo do Itamaraty em Brasília. A exposição estará disponível em álbum de fotos na conta do MRE na plataforma fotográfica Flickr.

O acervo histórico e artístico sob guarda do MRE configura importante ferramenta para as atividades de representação, ao contribuir para a divulgação da arte, da criatividade e do design brasileiros, além de provocar reflexão sobre a realidade e as aspirações do Brasil. Atualmente, menos de 10% das obras da coleção do Itamaraty são de autoria de artistas mulheres. Do universo de artistas e designers que constituem o acervo, calcula-se que cerca de 20% sejam mulheres.

Considerando a importância da valorização, promoção, difusão e preservação do patrimônio cultural nacional, o MRE tem buscado, ao longo do último ano, enfatizar e promover a diversidade cultural, regional, étnica, racial e de gênero brasileira em sua coleção, com o apoio de sua Comissão de Acervo Artístico e Histórico, instituída pela Portaria nº498, de 13 de dezembro passado. A exposição virtual buscará ampliar a visibilidade de algumas das principais obras presentes na coleção, celebrar a contribuição de artistas mulheres, enfatizar a importância do acervo como instrumento para as atividades de representação diplomática e incentivar a diversificação, cada vez maior, do acervo sob guarda do Itamaraty.

A mostra digital “Elas no Itamaraty: Artistas Mulheres no Acervo do Ministério das Relações Exteriores” ocorre no momento em que o MRE se prepara para retomar o serviço de visitação cívico-educativa ao Palácio Itamaraty em Brasília. O Itamaraty espera poder divulgar, em breve, a data da reabertura à visitação, em que o público poderá ver várias das obras apresentadas na exposição virtual.

Ao celebrar, no Dia Internacional da Mulher, o aporte de artistas mulheres para a representação do Brasil no mundo, o Itamaraty reafirma a prioridade conferida à promoção da igualdade de gênero.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.