Ministros Celso Sabino e Alexandre Padilha anunciam mil vagas para cursos em gastronomia e visitam obras da COP30

0
13
Ao todo, serão 12 qualificações realizadas com a orientação do chef Saulo Jennings, embaixador da ONU para o turismo gastronômico e a parceria com a Fecomércio, Sesc e o Senac

Com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, anunciaram, em Belém (PA), a autorização de mil vagas em 12 qualificações em gastronomia.

A assinatura aconteceu neste sábado (09.11) no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo, a Fecomércio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos serão ministrados sob a coordenação do chef paraense Saulo Jennings, embaixador da ONU para o turismo gastronômico.

Ainda na capital paraense, os ministros também fizeram visitas técnicas em obras preparatórias para a COP30, que acontecerá em 2025. Eles visitaram a estrutura que está sendo preparada na primeira Escola Nacional de Turismo e reforma para a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, que terá novas áreas de embarque e desembarque de passageiros.

O ministro Celso Sabino afirmou que as iniciativas devem alavancar os serviços da cidade para continuar a receber grandes eventos.

“Estas conferências internacionais que estão vindo para Belém, como o G20 este ano, as que antecedem a COP ano que vem e a própria COP nos motivaram a implantar a primeira unidade da escola em Belém, mas já estamos com a segunda para ser lançada no Rio de Janeiro, por entendermos a importância de qualificar profissionais para atender o mercado do turismo que cresce a cada dia em Belém, na região Norte e em todo o Brasil, onde o turismo este ano quebrou todos os recordes de resultados positivos nesse importante segmento da nossa economia”, afirmou o ministro Celso Sabino.

O ministro Alexandre Padilha também mencionou a importância da escola de turismo e das demais obras apoiadas pelo governo federal em Belém.

“A implantação da escola, a ampliação do aeroporto, a restauração do mercado de São Brás que também tem recursos federais são exemplos do empenho do governo Lula em mostrar para o mundo que Belém e o Brasil estão preparados para receber um grande evento internacional como a COP30” garantiu Padilha.

A previsão de conclusão das obras de ampliação do aeroporto internacional de Belém é ainda no primeiro semestre do ano que vem. Já a Escola Nacional de Turismo está em fase de conclusão e tem previsão de inauguração no máximo para o início do próximo mês de dezembro, podendo ser antecipada, já que as obras estão em ritmo acelerado para a finalização.

GASTRONOMIA DO NORTE – Desde 2015, a capital paraense tornou-se referência mundial em gastronomia, sendo reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com o selo, a cidade passa a integrar uma rede de locais que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo e com visibilidade internacional.

O Brasil possui 14 cidades criativas, de acordo com a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco:

• Gastronomia: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG)
• Design: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE)
• Música: Recife (PE) e Salvador (BA)
• Artesanato e arte popular: João Pessoa (PB)
• Cinema: Santos (SP) e Penedo (RJ)
• Literatura: Rio de Janeiro (RJ)
• Artes Midiáticas: Campina Grande (CG)

Fonte: Ministério do Turismo