Ministro Carlos França está na Indonésia na Reunião de Ministros de Negócios Estrangeiros do G20

Reunião de Ministros de Negócios Estrangeiros do G20

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, participará da Reunião de Ministros de Relações Exteriores do G20 em Bali, Indonésia, em 7 e 8 de julho de 2022. À margem do evento, o Chanceler deverá manter encontros com homólogos dos países membros do agrupamento.

A reunião terá como foco os temas “Multilateralismo” e “Segurança Alimentar e Energética”, assuntos de grande relevância no atual contexto internacional de recuperação pós-pandemia, tensão geopolítica e disrupção das cadeias produtivas globais de alimentos e energia.

O Brasil atuará em defesa da renovação e do fortalecimento do multilateralismo, da resolução pacífica dos conflitos, do respeito ao Direito Internacional Humanitário e da reforma de organismos internacionais, como a OMC e a ONU. Defenderá a atuação coordenada da comunidade internacional para estabilização dos mercados internacionais de energia e de alimentos, além de insumos críticos para o Brasil, como fertilizantes.

As discussões em Bali servirão como base para a Reunião de Líderes do G20, em 15 e 16 de novembro vindouro.

O G20 reúne países que representam 80% do PIB global, 75% das exportações, cerca de 70% dos investimentos diretos estrangeiros e 60% da população mundiais. É considerado o principal fórum de cooperação econômica internacional.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.