O Brasil terá em breve um Calendário Turístico Oficial, ferramenta criada para reunir e divulgar de forma padronizada eventos com potencial turístico em todo o país, como festas tradicionais, festivais gastronômicos e celebrações culturais. A iniciativa, gerida pelo Ministério do Turismo, visa fortalecer a promoção dos destinos nacionais, incentivar o turismo regional e combater a sazonalidade no setor.
O país ganhará um Calendário Turístico Oficial do Brasil. A aprovação aconteceu nos últimos dias após o ministro do Turismo, Celso Sabino, referendar o texto do decreto que regulamenta a Lei nº 14.865, de 28 de maio de 2024. O processo aconteceu no mesmo evento em que a portaria que define os processos para a adição de eventos por parte de municípios, Distrito Federal, estados e entidades organizadoras foi assinada.
O grande objetivo do novo calendário é centralizar as informações e promover de maneira uniforme e acessível informações relevantes dos principais acontecimentos nas diferentes regiões brasileiras, aumentando o impacto do turismo na economia local. O próximo passo agora é a publicação do decreto com as normas de funcionamento e os critérios para inserção dos eventos, que deverá ser assinada pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União.
A gestão e atualização do calendário será feita pelo próprio Ministério do Turismo e ele estará disponível neste link. Serão consideradas atividades com potencial de atração de turistas em momentos específicos do ano, incluindo festas tradicionais, festivais gastronômicos, esportivos, religiosos, celebrações culturais e outras atividades.
“A partir dessa regulamentação, o Calendário Turístico Oficial do Brasil se torna uma ferramenta estratégica de promoção e visibilidade para os destinos de todos as regiões do país, ao longo de todo o ano. Com ele, fortalecemos a divulgação dos nossos eventos, incentivamos o turismo regional e combatemos a sazonalidade, gerando emprego, renda e valorizando a cultura local o ano inteiro”, declarou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Funcionamento do Calendário Turístico Oficial do Brasil
O calendário será feito de maneira colaborativa e alimentado por propostas enviadas por municípios, estados, promotores e organizadores, que serão os responsáveis pela veracidade das informações divulgadas. O calendário possibilitará a divisão por áreas temáticas, tamanho, periodicidade, tipo de adesão, tipo de acesso e também formato de sua realização. Todos os detalhes para a divulgação dos eventos serão divulgados em um manual que explicará o passo a passo para a submissão para os propostas dos eventos, além dos fatores que serão avaliados pelos responsáveis para a aprovação, ou não, das propostas enviadas.
Apesar da visibilidade gerada pelo calendário para os eventos, isso não significará um apoio financeiro ou administrativo do governo federal. Além disso o Ministério do Turismo terá o poder de adicionar novos eventos relevantes ou mesmo excluir aqueles que não tiverem as informações completamente corretas.
Fonte: Pontospravoar