Uma delegação de inovação científica de Macau e da parte continental chinesa, organizada pelo Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT) e Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), visitou São Paulo recentemente, buscando potenciais projetos de cooperação nas áreas de fitomedicamentos, saúde pública, ciência oceânica, inteligência artificial, etc.
Como cidades irmãs desde 2000, Macau e São Paulo têm realizado um pacote de cooperações práticas nos últimos 25 anos.
Macau, como uma importante ponte de ligação entre a China e os países de língua portuguesa, vem atraindo ativamente excelentes empresas dos países de língua portuguesa para abrir negócios em Macau.
“O Concurso de Inovação e Empreendedorismo (Macau) para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal, sediado anualmente desde 2021, tem atraído 128 empresas participantes, das quais 98 são empresas brasileiras. E cinco empresas vencedoras decidiram estabelecer logo sua filial no local após visitaram a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau,” disse Chan Chou Weng, subdiretor da DSEDT.
Durante a visita, os acadêmicos da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau e da Universidade Politécnica Noroeste e representantes das companhias aeronáuticas chinesas discutiram criar um laboratório conjunto de tecnologia de economia de baixa altitude com os representantes da Universidade de São Paulo e da Embraer.
O FDCT e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) também assinaram acordo de cooperação, com objetivo de apoiar os projetos de pesquisa nos campos de biomedicina, IA, tecnologia marinha, ciência espacial, entre outros, e impulsionar o intercâmbio tecnológico do corredor inovador Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong-Macau.
Além da área comercial e ciência e tecnologia, Macau e São Paulo também estabeleceram uma ligação natural cultural. Nos últimos anos, a medicina tradicional chinesa (MTC) está se tornando uma nova moda entre os brasileiros. As terapias da MTC como acupuntura e naprapatia têm obtido reconhecimentos cada vez mais altos entre residentes locais. A acupuntura já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.
Diversos institutos médicos em São Paulo estabeleceram relações com as unidades de pesquisa da MTC de Macau, trabalhando em conjunto em redor ao diagnóstico e tratamento da MTC, gestão de saúde, plantação de ervas e padronização.
Em 2024, o Instituto de Ciências Médicas Chinesas assinou um acordo de cooperação com a Universidade Federal de São Paulo, para criar o Centro de Cooperação Internacional da MTC, visando a promoção da transmissão cultural da MTC e localização tecnológica.
A visita da delegação também faz parte do plano de trabalho anual do Centro de Intercâmbio e Cooperação de Ciência e Tecnologia entre a China e os Países de Língua Portuguesa, autorizado pelo Ministério da Ciência e Informatização da China.
Fonte: Portuguese News