Liga dos Estados Árabes participa do G20 no Brasil

0
3

Na terça-feira, 19 de novembro de 2024, a delegação da Liga dos Estados Árabes, chefiada pelo secretário-geral da Liga, Ahmed Aboul Gheit, concluiu a primeira participação da organização nos trabalhos da cúpula do G20, que foi realizada durante dois dias, 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, no Brasil, sob o título “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, com a participação de chefes de estado e de governo do G20, estados membros e um grande número de países, organizações e organismos internacionais.

Em entrevista à ANBA ao final da cúpula, o secretário-geral disse: “Estou feliz que a Liga esteja participando pela primeira vez dos trabalhos da cúpula deste grupo internacional extremamente importante, especialmente em termos da diversidade dos seus membros, da sua abertura às diversas tendências internacionais e do seu interesse em questões de combate à pobreza e ao desenvolvimento”.

Bassel Latif (à esq.), a embaixadora do Egito no Brasil, Mai Taha Khalil, e Qais Shqair: encontros em agenda paralela ao G20

Quanto ao convite dirigido à Liga pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para participar na reunião de cúpula e convidando-a a aderir à sua iniciativa, o secretário-geral afirmou o apoio da Liga dos Estados Árabes e o seu desejo de aderir à iniciativa brasileira de estabelecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, acreditando na necessidade de fortalecer todos os esforços que se combinam para enfrentar múltiplas crises e desafios globais, incluindo o aumento das taxas de pobreza extrema e fome.

Neste contexto, o secretário-geral abordou a situação em Gaza e no Líbano e as repercussões da contínua agressão de Israel. Salientando que as práticas de Israel e a guerra sangrenta que está a travar contra os civis na Palestina e no Líbano aumentam a propagação da fome e as taxas de pobreza extrema.

Aboul Gheit também expressou apreço e gratidão pelo convite da Liga dos Estados Árabes para participar pela primeira vez dos trabalhos da cúpula do G20 e considerou este convite o culminar de uma longa história de cooperação e relações distintas entre a Liga e o Brasil em vários domínios, elogiando da melhor forma possível a boa organização dos trabalhos da cúpula.

Por outro lado, o secretário-geral adjunto da Liga dos Estados Árabes, o embaixador Hossam Zaki, falou à ANBA sobre a importância de participar neste importante evento global e sobre a disponibilidade da Liga em apoiar as iniciativas desta cúpula através das distintas relações de cooperação internacional que tem com outros países e organizações internacionais como a União Africana e a União Europeia.

Zaki destacou os resultados desta cúpula, especialmente a iniciativa brasileira de estabelecer a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O secretário-geral adjunto acrescentou que haverá maiores contribuições para a Liga neste grupo, especialmente no próximo ano, em que a África do Sul presidirá o grupo e sediará a cúpula de 2025. O embaixador Hossam Zaki também estendeu os seus sinceros agradecimentos à Câmara de Comércio Árabe Brasileira pela participação e apoio.

Primeira participação da Liga Árabe

O chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, embaixador Qais Shqair, também falou à ANBA, expressando sua felicidade pelo convite da Liga para participar pela primeira vez dos trabalhos desta cúpula. “Sinto-me orgulhoso, como chefe da delegação da Liga no Brasil, de participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro.”

Quanto à importância da participação da Liga nesta cúpula, Shqair disse: “A importância da participação da Liga vem reforçar a sua presença nos fóruns de cooperação internacional, sendo o mais proeminente este fórum, para o qual a Liga dos Estados Árabes assume o papel e o estatuto que merece, pois representa 22 países e é a mais antiga organização regional internacional”. A Liga foi convidada a participar como convidada e começou a trabalhar com a África do Sul, o próximo presidente da cúpula, em 2025, para que se torne membro observador.

Latif: orgulho para a Câmara Árabe apoiar eventos entre Brasil e mundo árabe

O embaixador da Liga Árabe também destacou a relação da entidade e da embaixada com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira dizendo: “Estamos orgulhosos da contribuição da Câmara como parceira permanente do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil e da missão da Liga. Em diversos eventos, através de sua expertise na área econômica e de sua experiência no Brasil por mais de sete décadas de cooperação bilateral e multilateral com países árabes e diversos países do mundo nas áreas econômica e cultural”.

O assessor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Bassel Abou Latif, acompanhou a delegação da Liga Árabe durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. “É sempre motivo de orgulho para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira apoiar atividades e eventos importantes entre o Brasil e o mundo árabe. A histórica cúpula do G20 no Brasil aconteceu ao lado da delegação da Liga Árabe chefiada pelo secretário-geral Ahmed Aboul Gheit, para acrescentar uma nova conquista na história da Câmara Árabe Brasileira e confirmar seu papel histórico no apoio às relações econômicas e culturais Brasil-países árabes. Nesta ocasião, gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos à Liga dos Estados Árabes e à sua embaixada no Brasil, pela confiança na Câmara Árabe Brasileira”, disse Latif.

Fonte: Anba