Nesta quinta-feira (27/1), foi realizada a entrega dos itens de assistência emergencial doados pelo Governo do Japão para o enfrentamento aos danos causados pelas recentes inundações no Brasil.
Por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), foram doados ao Brasil 3 mil cobertores, 300 barracas e 75 rolos de lonas plásticas. A iniciativa tem como base o viés humanitário e as relações de amizade com o Brasil, de modo a contribuir no apoio emergencial às vítimas desses desastres.
A entrega foi feita no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde os itens chegaram no dia 26. Participaram da cerimônia o Ministro da Cidadania, João Roma; o Coordenador Geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) do Ministério de Desenvolvimento Regional, Leno Rodrigues de Queiroz; o Embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji; e o Representante Sênior da JICA em Brasília, SATO Shinji.
“Espero que essas doações de assistência emergencial sejam mais uma prova da solidariedade do povo japonês ao povo brasileiro e que elas possam contribuir de alguma forma amenizando as dores das vítimas”, declarou o embaixador Hayashi.
O governo japonês sempre prestou apoio emergencial ao Brasil e vem realizando inúmeras atividades que contribuíram para a prevenção de desastres naturais no país. O Japão espera dar continuidade a essas iniciativas com base nas necessidades do Brasil e nas relações de amizade entre as duas nações.
Saudações do Embaixador Teiji Hayashi:
Senhoras e Senhores, boa targe. Sou Teiji Hayashi, Embaixador do Japão no Brasil.
Primeiramente, gostaria de externar nossa solidariedade ao governo brasileiro e ao povo brasileiro em decorrência da inúmeras enchentes que assolaram o país causando grandes destruições. Ainda, presto as minhas condolências àqueles que tiveram suas vidas ceifadas e todas as famílias enlutadas. E, para todos aqueles que foram afetados de alguma forma por esses desastres, registro o meu apoio e solidariedade para que consigam reconstruir suas vidas e as áreas afetadas o quanto antes.
Tão logo tomamos conhecimento do ocorrido, o Governo do Japão decidiu efetuar a doação de itens de assistência emergencial como barracas, cobertores e lonas plásticas por intermédio da Agência de Cooperação Internacional do Japão, a JICA, os quais acabaram de chegar ontem, dia 26, no Brasil.
Espero que essas doações de assistência emergencial sejam mais uma prova da solidariedade do povo japonês ao povo brasileiro e que elas possam contribuir de alguma forma amenizando as dores das vítimas. Esta iniciativa é também o reflexo de uma duradoura relação de cooperação efetiva entre o Japão e o Brasil e do bom relacionamento entre os dois países.
O governo japonês sempre prestou apoio emergencial nas ocorrências de desastres naturais no Brasil e, paralelamente, vem realizando inúmeras atividades de cooperação que contribuíram no fortalecimento da capacitação para a prevenção de desastres naturais no país. É de nosso intuito dar continuidade às iniciativas dye cooperação com base nas necessidades do Brasil com base nas relações de amizade entre o Japão e o Brasil.
Por fim, faço votos para que essas cooperações promovam ainda mais as relações amistosas de cooperação entre o Brasil e o Japão e contribuam para o fortalecimento dos elos entre os dois povos.
Muito obrigado.