Itamaraty anuncia novo mercado de exportações do Brasil para o Butão

Carnes são os principais produtos brasileiros exportados ao país asiático

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou, em nota, a abertura do mercado butanês para as exportações brasileiras de carnes de aves.

Conforme o Itamaraty, as negociações tiveram início em setembro de 2023, e a aprovação do Certificado Sanitário Internacional, que permite a exportação, foi concluída em dezembro com a publicação dos requisitos sanitários pela autoridade sanitária do Butão.

Dessa maneira, o Brasil alcançou, em 2023, a abertura de 78 novos mercados externos para os produtos agropecuários brasileiros. Esses resultados são fruto do trabalho conjunto do MRE e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil exportou aproximadamente US$ 3,09 milhões para o Butão, um montante quase duas vezes superior ao total exportado em 2022. As carnes são os principais produtos brasileiros exportados ao país asiático.

As informações são do MRE.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.