Titular da Fazenda viaja para Arábia Saudita e Emirados na próxima sexta-feira (14) em agenda que terá reuniões com ministros locais e participação em conferência do FMI.
O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, viajará ao Golfo para uma agenda na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Em encontros com ministros da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, Haddad deverá discutir o incremento das relações bilaterais com estes países, a transição energética e investimentos mútuos.
A agenda inicial da viagem prevê que a comitiva do Ministério da Fazenda liderada por Haddad embarcará para a Arábia Saudita na sexta-feira (14). No domingo (16), Haddad se reunirá em Riad com o ministro de investimentos da Arábia Saudita, Khalid bin Abdulaziz Al-Falih, que já teve encontros com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
De Riad, Haddad segue para AlUla, cidade que, na segunda-feira (17), sediará a Conferência de AlUla para Economias de Mercados Emergentes, organizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Haddad irá participar do painel de encerramento do encontro, intitulado “Um caminho para a resiliência dos Mercados Emergentes” mediado pela diretora-geral do fundo, Kristalina Georgieva, e ao lado de ministros do Egito, Paquistão e Turquia.
Será também em AlUla que Haddad se encontrará com o ministro das Finanças do Catar e presidente do Qatar Development Bank, Ali bin Ahmed Al Kuwari. Ele deixa a Arábia Saudita ainda na segunda-feira e segue para os Emirados Árabes Unidos. No dia 18, Haddad terá encontros com lideranças locais, que ainda estão sendo confirmados.