Governo Lula lança plataforma para checagem de informações e combate à fake news

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou uma plataforma oficial de checagem de informações para combater a disseminação de fake news dentro da Secretaria de Comunicação Social. A medida segue uma tendência mundial de combate às informações falsas que circulam na internet, especialmente em tempos de pandemia, quando a divulgação de notícias falsas pode trazer graves consequências à saúde pública.

A plataforma terá como objetivo desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais, a exemplo do que foi feito durante a campanha eleitoral. No entanto, agora, o presidente utilizará a estrutura do governo para selecionar as publicações a serem desmentidas.

A plataforma será vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência e será comandada pelo ministro Paulo Pimenta. A página não explica, no entanto, qual critério será utilizado pelo governo para determinar quais fake news serão alvo de desmentidos. Também não há um espaço para enviar sugestões.

Apesar da iniciativa ser louvável, especialistas alertam que ainda não há uma definição clara na lei brasileira sobre o que é desinformação. O projeto de lei das fake news, que busca regulamentar o assunto, ainda está em discussão no Congresso. Esse vácuo legal pode ampliar o risco, tornando a caracterização mais genérica e, consequentemente, mais suscetível a interpretações diversas.

Entre as publicações já desmentidas pela plataforma, estão notícias que rebatem fake news sobre o desligamento de bombas do Rio São Francisco, sobre captação de recursos via Lei Rouanet pela cantora Ludmilla e até mesmo a notícia de que Lula teria sido impedido de entrar no Palácio da Alvorada, residência oficial.

Um vídeo veiculado nas redes sociais de Lula e de petistas alerta que informações falsas podem destruir a democracia, relações familiares e reputações. “É hora de frear o ódio, parar de repassar informações falsas, checar os fatos e suas fontes. Porque quem espalha fake news, espalha destruição“.

Vale destacar que esta não é a primeira iniciativa do governo Lula para combater a disseminação de fake news. Em janeiro, a Advocacia-Geral da União criou uma estrutura destinada ao combate à desinformação. A plataforma de checagem de informações agora lançada pelo presidente Lula complementa essa iniciativa e fortalece a luta contra as notícias falsas.

Compartilhe

Brasília in Foco