Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025 na cidade de Belém (PA), representantes dos governos federal e estadual se reuniram nesta quarta-feira (24.04) com corretores de imóveis e representantes dos meios de hospedagem da capital paraense, com o objetivo de alinhar ações estratégicas voltadas à organização das hospedagens durante o evento internacional da ONU.

A reunião, conduzida pela Secretaria Extraordinária para a COP 30 (SECOP) e pelo Ministério do Turismo (MTur), contou com a participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia-Geral da União e do Governo do Pará. O encontro aconteceu na sede regional da SECOP, instalada no prédio do Banco Central em Belém.

A ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, e o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, conduziram o alinhamento de pontos estratégicos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) preventivo que norteará e certificará as melhores práticas nas relações de hospedagem.

Ana Carla Lopes ressaltou que o Governo Federal está conduzindo esse processo com diálogo e responsabilidade. “Essa construção conjunta com os meios de hospedagem e os corretores de imóveis é fundamental para se democratizar ao máximo o acesso de todas as delegações e visitantes que precisam participar dos diálogos da COP30 em prol do nosso planeta”, declarou a ministra.

PROPOSTA – Como resultado da reunião, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho local dedicado à temática, com foco na preparação para a inclusão dos imóveis na plataforma oficial de hospedagem que será disponibilizada pelo governo nos próximos dias. “Estamos felizes com esse resultado em busca do equilíbrio, para que o evento seja acessível e bem-sucedido para todos – tanto para quem chega quanto para quem vive no Pará e especialmente na cidade de Belém, que se tornará ainda mais acolhedora e preparada para o turismo”, reiterou Ana Carla Lopes.

O titular da SECOP, Valter Correia, lembrou aos presentes a oportunidade histórica que o Brasil tem de mostrar sua liderança no debate climático global. “Preparar bem nossa infraestrutura é parte do nosso compromisso com o sucesso do evento, para isso tomamos essas medidas concretas que incluem a organização das plataformas de hospedagem”, ressaltou Correia.

PARCERIAS – Os resultados da reunião com os representantes dos meios de hospedagem da capital paraense foram apresentados também durante encontro do Governo do Pará com a imprensa, no qual a vice-governadora Hana Ghassan apresentou a síntese das obras que estão sendo realizadas em Belém, em parceria com o governo federal.

No encontro, o secretário Valter Correia anunciou que o Governo Federal vai contratar navios de cruzeiro para garantir seis mil leitos de hospedagem na COP 30.

Fonte: Ministério do Turismo