Flávio Nogueira Representa Câmara dos Deputados em missão Oficial na Coreia do Sul

O deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI) está na Coreia do Sul, em uma visita técnica, conhecendo as tecnologias de ponta utilizadas na infraestrutura logística e portuária desse país, no Nordeste asiático, que é referência no investimento em Porto-Indústria.
O parlamentar piauiense integra uma comitiva de autoridades e empresários, que formam a “Missão Internacional Porto & Mar Brasil – Coreia do Sul 2024”.

A missão visa compreender como os portos sul-coreanos estabelecem altos níveis de eficiência e produtividade. “Nosso objetivo é buscar ideias inovadoras e inspiradoras, que possam direcionar iniciativas e investimentos. Queremos identificar soluções ainda não desenvolvidas no Brasil, mas que podem ser utilizadas no país, beneficiando, em especial, o Porto de Luís, que
tem grande potencial para impulsionar a economia do nosso estado”, explica o parlamentar piauiense. Referência em automação Nessa missão internacional, Flávio Nogueira percorre um roteiro em Seul, Incheon, Busan e Ulsan, cidades que promoveram o desenvolvimento industrial e tecnológico da Coreia do Sul, que está na vanguarda das inovações e tem a 13ª economia, sendo o quinto maior exportador mundial. O parlamentar piauiense visita os três maiores portos sul-coreanos, que são administrados por empresas públicas e destacam-se pela alta tecnologia empregada em suas operações.
“O Porto de Busan, um dos que já visitei, é o maior da Coreia do Sul e ocupa a sexta posição no ranking global em movimentação de contêineres. Esse porto também é referência mundial em automação”, informa Flávio Nogueira.
Em 2023, o terminal de Busan movimentou mais do que o dobro das cargas dos portos brasileiros somados. Modelo de porto-indústria
Flávio Nogueira ainda visitou a sede de três gigantes multinacionais – Hyundai, Samsung e LG – que se beneficiam da moderna infraestrutura portuária da Coreia do Sul e, em particular, do modelo de Porto-Indústria. Na agenda de visitas, está a fábrica da Hyundai em Ulsan, maior planta de automóveis do mundo, que produz um carro a cada dez segundos e exporta veículos para dezenas de países, incluindo o Brasil.

Na avaliação de Flávio Nogueira, grande parte da eficiência logística da Coreia do Sul vem do uso da tecnologia. “Por isso, essas visitas técnicas são importantes para se entender como são desenvolvidas as novas tecnologias compartilhadas por toda a cadeia produtiva, com destaque para o setor portuário”, comentar
o parlamentar piauiense, que permanece até o final da semana na Coreia do Sul.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.