Felix Tshisekedi é reeleito Presidente da República Democrática do Congo

Mandatário do país africano quer estreitar laços com o Brasil

Felix Tshisekedi foi reeleito Presidente da República Democrática do Congo (RDC) ao conseguir 73 por cento dos votos, de acordo com resultados anunciados neste domingo, 31, pela Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI).

O político Tshisekedi liderou a RDC durante a pandemia da Covid e da rebelião do grupo rebelde M23, no leste do país.

Em seu primeiro mandato a economia cresceu e durante a sua campanha de reeleição, Tshisekedi prometeu criar milhões de novos empregos.

Relação com o Brasil

Em agosto, o presidente do país dono da segunda maior floresta tropical do mundo e grande exportador de minérios, veio ao Brasil a convite do presidente Lula para participar da Cúpula da Amazônia.

Durante o encontro bilateral os mandatários conversaram sobre a ampliação das relações comerciais e nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia entre os dois países.

O presidente da RDC destacou a necessidade de o país ampliar a agricultura para garantir a segurança alimentar, desestruturada por anos de guerra civil e pela concentração das atividades econômicas na mineração. Por sua vez, o residente brasileiro apresentou a Tshisekedi projetos sociais que podem ser replicados no país africano.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.