Foi aberta na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (28) a exposição “Mulheres no Poder”. A exibição, que apresenta dados históricos e estatísticos, tem o objetivo de estimular o debate sobre a participação das mulheres na política, nos espaços eletivos, de poder e decisão e faz parte da Campanha Março Mulher 2024, da Secretaria da Mulher da Câmara.
A campanha busca celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero, além de destacar a importância da conquista do direito ao voto das brasileiras e da maior participação de mulheres na política e nos espaços de poder.
Secretária da Mulher, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ)) destacou que a violência política contra mulheres vem aumentando. “A exposição mostra o que verdadeiramente nós enfrentamos de uma forma que todos que passem vejam e que entendam e que façam uma reflexão de que não há democracia onde as mulheres não têm a tranquilidade de disputar o processo eleitoral.”
Benedita da Silva também ressaltou que chegou ao Parlamento na Constituinte, em 1987, e mesmo que tenha sido colocada na Constituição a igualdade entre homens e mulheres, ainda há muito a ser feito. Como exemplo, ela citou que apenas no ano passado foi aprovada a Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres que desempenham funções equivalentes.
A parlamentar destacou ainda que o número de deputadas representa apenas 18% da Câmara, quando mulheres são mais da metade da população. “Para se ter uma ideia, se juntássemos todas as eleitas desde 1932 até hoje no Plenário Ulysses Guimarães, não conseguiríamos enchê-lo. Enquanto o total corresponde a apenas 335 mulheres, os homens, que somam 7.568, encheriam quase 15 plenários.”
Procuradora adjunta da mulher, a deputada Delegada Ione (Avante-MG) afirmou que a exposição é uma das maneiras de conscientizar a respeito da importância de as mulheres ocuparem espaços de poder, uma vez que elas trazem “um olhar diferente”. “A mulher tem um olhar global. A mulher é mãe, a mulher trabalha fora, então ela tem noção do todo.”
A exposição “Mulheres no Poder” é exibida no corredor Tereza de Benguela da Câmara, e vai até 15 de março.
Fonte: Agência Câmara de Notícias