EUA anunciam os 12 projetos vencedores do edital “Small Grants Program 2024”

0
18

Mais de 370 propostas de todas as regiões do Brasil foram recebidas

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciam os 12 projetos selecionados no edital Small Grants Program 2024. Lançada em março deste ano, a iniciativa financia projetos de até 30 mil dólares nas áreas de cultura, educação e imprensa, fortalecendo a colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos em temas de inclusão, sustentabilidade e inovação. Recebemos mais de 370 propostas de todas as regiões do Brasil e, após análise, selecionamos 12 projetos de destaque.

Negraiar (Teia de Criadores) – O projeto visa aumentar a participação cívica de meninas e mulheres negras, promovendo a colaboração entre entidades estatais e instituições da sociedade civil em Minas Gerais.

Empowering Women in Bioconstruction (Instituto de Assessoria a Mulheres e Inovação) – O projeto tem como objetivo capacitar mulheres nas áreas periféricas de Minas Gerais focando em técnicas sustentáveis e gestão de projetos para fomentar a liderança feminina, a autonomia e a melhoria de comunidades vulneráveis.

Title STEM (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) – O projeto busca despertar e motivar empreendedores iniciais do Pará por meio de atividades que incorporam as mais recentes metodologias de inovação e empreendedorismo inspiradas no Vale do Silício.

Climate Journalism Training (Instituto Bem da Amazônia/Amazônia Vox) – O programa treinará jornalistas e comunicadores brasileiros em mudanças climáticas e combate à desinformação, com foco na cobertura da COP30 em Belém.

Climate Change Data Watchdogs (Associação Fiquem Sabendo) – O projeto pretende fortalecer o jornalismo local, capacitando 80 comunicadores e líderes comunitários da região Centro-Oeste do Brasil para investigar e verificar fatos com base em dados públicos confiáveis sobre questões socioambientais.

Leadership through basketball (SER Brusque) – O projeto tem como meta levar jovens atletas de basquete de Santa Catarina aos Estados Unidos, integrando programas esportivos ao currículo educacional e ressaltando a importância dos estudos em paralelo ao desempenho atlético.

Climate Crisis Coverage: Empowering Per. Voices (Associação Cultural Nonada Jornalismo) – O projeto oferece um curso gratuito de jornalismo sobre cobertura da crise climática para comunicadores e influenciadores digitais de Porto Alegre e da região metropolitana, focando em jovens de áreas periféricas afetadas pelas enchentes no estado.

Caatinga Rover Scientific Olympiad (Fundação Guimarães Duque) – O projeto tem como objetivo promover a educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e disseminar o conhecimento científico nas regiões semiáridas do Nordeste, com foco no bioma da Caatinga.

Awaken Interest in Physics – Rocket Launch Journey (Secretaria de Educação do Piauí) – Uma competição para estudantes do ensino médio de escolas públicas do Piauí, onde equipes de até três alunos e um professor coordenador são desafiados a construir e lançar foguetes feitos de garrafas PET utilizando uma reação química como propulsão.

Flow das Juventudes RIO-NYC (Observatório Internacional da Juventude) – O projeto capacita jovens líderes por meio da colaboração em desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, abordando desafios enfrentados por comunidades marginalizadas no Rio de Janeiro e em Nova York.

Get Out The Vote (Instituto Girl Up Brasil) – O projeto busca fortalecer a participação cívica no Brasil, com foco especial em meninas, jovens, indígenas, negros e outras comunidades sub-representadas no sistema político.

Combatendo Desertos de Notícias em São Paulo (Associação Mural Agência de Jornalismo das Periferias) – O projeto treinará 12 jovens comunicadores de cidades da Grande São Paulo que enfrentam a escassez de jornalismo local, conhecidas como “desertos de notícias” e apoiará a publicação de matérias sobre cada uma dessas comunidades.

Fonte: USembassy