Documento terá custo de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 76) e permitirá várias viagens ao Reino Unido
Brasileiros que viajam ao Reino Unido precisarão apresentar uma autorização eletrônica de viagem (Eletronic Travel Authorization, ETA) a partir desta quarta-feira (8). A ideia é oferecer uma experiência de imigração mais ágil e segura para os milhões de visitantes que chegam ao Reino Unido anualmente.
De acordo com o Visit Britain, a iniciativa busca trazer mais segurança, além de agilizar o processo de entrada. Em 2025, o ETA será implementado gradualmente, com datas específicas para cada nacionalidade. Os visitantes isentos de visto precisarão solicitar o ETA, que oferece um processo simples, acessivel e totalmente digital.
A ETA será obrigatória para qualquer pessoa que planeje visitar o Reino Unido, exceto cidadãos britânicos e irlandeses. Os viajantes precisarão solicitar e ser aprovados antes mesmo da viagem, e o documento será vinculado ao passaporte do viajante, “garantindo verificações de segurança mais robustas” documento terá um custo de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 76*) e permitirá várias viagens ao Reino Unido para estadias de até 6
meses por vez ao longo de dois anos ou até que o passaporte do titular expire, o que ocorrer primeiro. O objetivo do programa é digitalizar o sistema de fronteira e imigração.
A ETA será válida para estadia de curto prazo por menos de seis meses (180 dias) para Turismo, estudos de curta duração, visita a amigos e familiares e atividades comerciais e tratamentos médicos permitidos, ou estadia de curto prazo de até três meses (90 dias) com a concessão do visto de Trabalhador Criativo.
Benefícios do ETA:
- Processo rápido, simples e digital: O pedido é realizado online, custa apenas £10 e pode ser concluído rapidamente.
- Validade por até dois anos: O ETA permite múltiplas viagens ao Reino Unido, com estadias de até seis meses por vez, durante dois anos ou até o vencimento do passaporte – o que ocorrer primeiro.
- Agilidade e segurança: A iniciativa faz parte de um esforço para digitalizar e modernizar o sistema de imigração britânico, tornando-o mais eficiente e confiável.
Recomendações para os viajantes
- Para solicitar o ETA, o método mais ágil e altamente recomendado é através do aplicativo oficial ‘UK ETA, disponível para dispositivos Android e iOs.
- Caso o solicitante esteja impossibilitado de usar o aplicativo oficial para celular, é possivel fazer o processo através do site do Home Office.
- Para acessar o vídeo oficial de passo a passo para solicitar um ETA para o Reino Unido, acesse este link. Para mais informações, acesse o site GOV.UK – 0 único canal oficial para atualizações e informações sobre o ETA.
Fonte: Panrotas