Na capital do estado brasileiro de Minas Gerais, realizou-se a cerimônia de abertura da 59ª Olimpíada Internacional de Química Mendeleev em um formato interativo, que combinou elementos da ciência moderna com tradições brasileiras.

A equipe do Cazaquistão foi representada por alunos talentosos de diferentes regiões do país, tornando-se uma das maiores delegações (com 11 estudantes) entre as equipes de 40 países participantes.

Em 2025, a Olimpíada, que ocorre de 6 a 12 de maio no âmbito da presidência do Brasil no BRICS, foi organizada pela Faculdade de Química da Universidade Estatal de Moscou e pela Fundação Melnichenko, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes representantes da Embaixada do Cazaquistão no Brasil, que saudaram calorosamente a equipe cazaque e desejaram sucesso e vitórias na competição intelectual que se aproxima.

Para referência: A Olimpíada Internacional de Química Mendeleev (International Mendeleev Chemistry Olympiad – IMChO) é uma importante competição internacional de química para estudantes do ensino médio. É uma das mais antigas competições do gênero, criada em 1967. Costuma ser realizada no final de abril ou início de maio. Neste ano, foi dedicada à presidência brasileira no BRICS. A Olimpíada Mendeleev é considerada a competição de química mais difícil e leva o nome do grande químico Dmitri Mendeleev, descobridor da lei periódica.