Estudantes chineses visitam a ApexBrasil para conhecer o trabalho de promover exportações a atrair investimentos

0
9

Alunos de educação superior da melhor universidade da China também foram ao Parque Tecnológico de Brasília e viram o potencial de startups brasileiras

Brasil e China recentemente completaram 50 anos de relações diplomáticas, o país asiático é nosso principal parceiro comercial, e essa cooperação tem aumentado em outras áreas. Nessa terça-feira (21), a ApexBrasil recebeu a visita técnica de uma delegação de 18 estudantes chineses de mestrado e doutorado da Tsinghua University, a melhor universidade da China e referência em toda a Ásia. Os alunos são de diversos cursos, como direito, comunicação, ciência da computação, engenharia, entre outros.

Durante a agenda na sede da Agência em Brasília, a comitiva chinesa conheceu o cenário de comércio exterior do Brasil, com dados e análises de nossos especialistas. Os participantes puderam saber mais sobre como a ApexBrasil realiza análises e estudos, atrai investimentos estrangeiros, capacita empresários para exportar e incentiva o agronegócio nacional. Além disso, tiveram contato com um pouco do que o Brasil tem de melhor: a sua culinária diversa e saborosa.

Nosso gerente de Inteligência de Mercado, Igor Celeste, apresentou um panorama da ApexBrasil e destacou o papel da inteligência na Agência na promoção das exportações. O agronegócio, um dos pilares da relação Brasil-China, também foi destaque, com insights valiosos compartilhados por Alberto Bicca. Além disso, Jaime Queiroz falou sobre o panorama dos investimentos estrangeiros e Clarissa Furtado sobre os benefícios da internacionalização para as empresas.

Visita ao Parque Tecnológico de Brasília

Estudantes chineses visitam o Parque Tecnológico de Brasília

Descrição da imagem: Estudantes chineses visitam o Parque Tecnológico de Brasília

Dando continuidade à agenda em Brasília, a comitiva da Chinesa conheceu as instalações do Parque Tecnológico (BioTic).  Os alunos exploraram seus espaços e o ecossistema de inovação do parque e entenderam como o Biotic conecta startups, empresas e instituições para promover o desenvolvimento sustentável e a internacionalização. Os estudantes chineses foram acompanhados pela equipe da ApexBrasil que contou com analistas e o gerente de Transformação Digital, Daniel Parente.

A visita foi muito importante tanto para os colegas que vem da China quanto para nós da ApexBrasil, porque o ecossistema de soluções aqui presentes é muito interessante para desenvolvermos novas ideias para atender demandas internas da Agência e de nossos clientes.

Daniel Parente, gerente de Transformação Digital da ApexBrasil

Além disso, os visitantes acompanharam palestras e interagiram com startups residentes do Biotic, como a Br.ino, especializada em robótica educacional.  O fundador Rafael Mascarenhas compartilhou sobre a experiência de ter participado do PEIEX e como o apoio fornecido pela ApexBrasil para a internacionalização, assim como ecossistema do BioTic, potencializa ideias que atendem às demandas da Agência.

Nós somos estudantes, fizemos o curso do PEIEX para conhecer um pouquinho mais de internacionalização. Um momento como esse, em que você tem uma troca intercultural, e tem oportunidade de falar sobre inovação, tecnologia, e empreendedorismo em diferentes contextos e realidades, faz toda a diferença para o nosso negócio.

Fonte: Apex