Ernesto Araújo pede demissão do MRE

O Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão do cargo durante um encontro com o presidente Jair Bolsonaro. Araújo vinha sendo pressionado, principalmente por parlamentares, que o criticaram por falhas nas relações diplomáticas que teriam prejudicado a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

No fim de semana, o chanceler se envolveu em um novo embate com parlamentares, que complicou ainda mais a situação dele no Itamaraty.

Após critícas a Senadora Katia Abreu( no domingo), Ex Ministra da Agricultura, Ernesto se reuniu com a sua equipe as 11 horas desta segunda-feira e concluiu a demissão.

Fontes do Planalto informam que o Ministro foi avisado pelo Planalto que seria melhor se demitir até o final do dia. Ainda não se sabe se o Ministro terá uma pasta no governo Bolsonaro e vale lembrar que toda a indicação do cargo de embaixador no exterior deve passar pelo Senado Federal , onde o Ministro foi alvo de duras críticas.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.