Equipes do GDF trabalham na contenção de danos causados pelas chuvas

Medidas emergenciais em período integral estão sendo feitas em diversas regiões

Com as chuvas intensas nos últimos dias, equipes do Governo do Distrito Federal trabalham para mediar o impacto causado nas vias da cidade. Desdo o início da semana, diversas regiões do DF vêm recebendo manutenção de redes pluviais, recapeamento de asfalto e desentupimento das bocas de lobo.

Em Bernardo Sayão, no Guará, a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) trabalha para reduzir os danos das chuvas. A via BS-07, que liga os condomínios da região, foi a mais atingida. Por lá, equipes atuam desde quarta para tapar buracos, desobstruir as bocas de lobo e limpar a lama acumulada na via.

“Nós temos uma equipe de prontidão no canteiro de obras para que, caso haja chuvas mais fortes, nós consigamos atuar com rapidez”, explica o fiscal da obra, Renan José de Oliveira. Além disso, dois caminhões fazem o transporte de cascalho e resíduos da construção civil (RCC) diretamente para o canteiro de obras.

As equipes também trabalham no aterramento e compactação do solo; e, após o período chuvoso, outros serviços serão feitos para garantir o bom estado da via. “Até a próxima semana, a gente deve ficar por aqui em período integral. Quando as condições climáticas melhorarem, a gente vai voltar com o maquinário para dar mais uma nivelada no terreno”, conclui.

Estado de alerta

Desde quarta-feira, o Distrito Federal está em estado de alerta por conta dos temporais que atingiram diversas regiões e pela previsão de mais chuva nos próximos dias. A medida anunciada pela governadora em exercício Celina Leão mobiliza todos os órgãos do GDF para o pronto atendimento à população em situação de risco.

O decreto nº 45.382 visa dar rapidez nas respostas do governo em caso de fortes chuvas e outras ocorrências. Com a medida, o DF foi dividido em 15 grupos multidisciplinares e foram designados responsáveis pela organização e envio de equipes para os locais afetados. O texto garante a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

O grupo, liderado pela Secretaria de Governo (Segov), será responsável por mapear os pontos mais impactados pelas chuvas, emitir alertas diários e realizar reparos permanentes.

As informações são da Agência Brasília.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.