Entrevista com o Sheik do Bahrein Halid Al khalifa

por Fabiana Ceyhan e Milton Atanazio

Coordenação: Sumaya Husain Hasan Meer

Sheik Halil Al khalifa- Presidente do KING Hamad Global Center

Sheik Halid, por gentileza fale-nos sobre a declaração do Rei do Bahrein e a sua importância para o mundo.

A Declaração  do Reino do Bahrein é um documento internacional, inspirado pela sua  majestade, o Rei Hamad, com a sua visão e sabedoria e baseada na história do Bahrein.

  O Bahrein é conhecido por coexistência pacifica, tolerância e respeito ao próximo, por   anos  diferentes religiões, diferentes sexos e  raças vivem juntos respeitando uns aos outros, e recentemente no mundo, temos visto muitos tipos de ódio ,  oriundos de sociedades diferentes, então penso que somos sortudos em ter uma sociedade na qual podemos viver em uma coexistência pacifica no Bahrein e essa declaração de  fato reflete a vida real  do Bahrein  e nós estamos nos tornando como  um modelo no oriente médio e por isso estamos indo ao mundo para explicar a nossa história de  convivência pacifica e que as pessoas podem viver sem ódio com coexistência pacifica,  aceitando os outros, e ,claro, tolerância mútua.

  Então essa é a base da visão do rei para o futuro, porque  nós não podemos contar com um futuro  com ódio nas sociedade  sem a convivência pacifica entre as religiões. Não existe nenhum país que tem apenas uma religião, um sexo, todo país do mundo tem muitos sexos, muitas religiões e  muitas raças.

 È como aqui no Brasil , então temos que aprender a conviver juntos, não podemos dar  oportunidades  para o terrorismo, para pessoas tem ideias opostas a coexistência pacifica , é por isso que esse documento é muito importante para o mundo. Esse documento tem  5 artigos baseados na fé, é importante que, qualquer que seja a sua Fé, você respeita a minha Fé, Fé é a base do bom entendimento entre as pessoas é por isso que é um documento muito importante se espalhando pelo mundo, e esperamos conseguir efeitos nas sociedades.

 

Sheik  Halid  o senhor pode nos explicar o impacto dessa declaração  causada  nos países onde foi lançada

Essa declaração foi lançada nos EUA, em Los Angeles,  depois  na Europa  e extremo oriente,  e agora no Brasil , a base para o nosso lançamento na América do Sul. Nos países em que foi lançada tivemos muitas respostas de diferentes agências  entidades e todos concordaram que essa declaração é uma base para a tolerância e convivência pacífica e aceitação do outro, que sempre foi muito bem aceita em todos os países  e agora estamos aqui no Brasil sendo bem recebidos porque a ideia de convivência pacifica precisa ser aceita em todas as sociedades do mundo e por isso temos programas que apoiam a  causa e razão, esses programas explicam a nossa história e se concentram na juventude , nós dependemos da juventude .

Rei Hamad Bin Isa Al Khalifa – Rei do Bahrein

Nos concentramos na juventude porque  eles são a base do futuro, O Rei acredita que devemos engajar essas pessoas jovens, então   temos bolsas de estudo na universidade do King Hamad chair  ,  na sapienza university, bolsas para 250 estudantes em Roma, Italy . É uma das universidades mais antigas da Europa, muito famosa. Tem uma boa fama acadêmica no mundo . Este programa tem o objetivo graduar jovens especializados em tolerância e coexistência pacífica e dialogo.

A nova geração deve criar novos embaixadores  especializados neste assunto, temos outro programa, o dialogo inter- religioso para treinar jovens  todos os países,este programa nâo está aberto só para a Italia, está aberto para todo o mundo , inclusive brasileiros podem  ganhar a bolsa e estudar estudar na Sapienza uiniversidade, em Roma para graduação de dialogo inter -religioso e coexistência pacífica.

 Este programa é muito importante,  porque  é todo baseado na declaração. Nós temos também um programa na king Hamad Global Center,  temos a  Cyber Academia , na Cyber Academia – estamos juntando alunos de toda a parte do mundo através do Cyber , para discutir a importância da coexistência pacifica e tolerância, trabalhamos juntos para eliminar o ódio nas sociedades , eles discutem e trazem novas ideias , isto é muito importante para fazer as  pessoas se conscientizarem sobre a importância do dialogo inter religioso e  coexistência pacífica.

O senhor poderia nos falar sobre a sua expectativa em estar no Brasil e lançar a declaração pela primeira vez na América do sul

De fato, nós acreditamos que o Brasil tem vários elementos que o diferencia de outros países é uma das maiores sociedades e maiores países da américa latina, o país tem diversidade, diferentes religiões, diferentes raças que vivem juntos por um longo período, e é muito importante , mesmo que vocês estejam vivendo em paz agora, as coisas podem mudar no futuro porque tem forças que vem de fora, o mesmo que aconteceu no oriente médio, vem de fora, fanáticos, ideias fanáticas terroristas, é por isso que isso é muito importante pra nós de estar protegidos com conhecimento, especialmente, pessoas jovens, é por isso que o Brasil é uma sociedade diversificada e daqui podemos migrar para outros países do continente.

 Então quando escolhemos o Brasil não foi coincidência, foi porque  estudamos a importância da sua sociedade e como você pode refletir em outras sociedades, você tem que ter coexistência pacifica para mostrar para os outros, se você não tem é difícil ser um modelo para outros países. Então  eu acredito que o Brasil é um dos melhores modelos que o mundo tem.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.