Entrevista com o Embaixador Mohamed Hedi Soltani sobre a “Semana da Francofonia”

A Tunísia é um dos países onde se fala a língua francesa, e o Embaixador Mohamed Hedi Soltani concedeu uma entrevista exclusiva a jornalista Fabiana Ceyhan sobre o assunto.

Embaixador da Tunísia no Brasil Mohamed Hedi Soltani.

Fabiana: Em quantos países o Festival é comemorado?

Atualmente, 88 países fazem parte da Organização Internacional da Francofonia (OIF), entre membros de pleno direito, associados e observadores. Desses, 29 países tem o francês como língua oficial ou cooficial. Nesse ano, que marca o 50º aniversário da OIF, será celebrada na Ilha de Djerba, na Tunísia, a 18ª Cúpula da Francofonia, homenageando a memória dos fundadores da Organização.

No Brasil, a Semana da Francofonia está sendo realizada, excepcionalmente, na modalidade à distância em razão da pandemia. Uma vasta programação cultural incluindo shows, mostra de cinema, exposição fotográfica, entrevistas e atividades voltadas ao público infantil já está disponível de forma gratuita e online.

Fabiana: Qual é a importância do Festival da Francofonia?

O Festival da Francofonia é importante à medida que celebra a língua francesa enquanto um denominador comum entre nações e povos culturalmente diversos entre si, mas com afinidades linguísticas e unidos pelo compromisso com valores de paz e solidariedade.

É em torno disso que os chefes de Estado e de governo dos países francófonos reúnem-se a cada dois anos. Na edição de 2021, a Cúpula da Francofonia terá como tema a “conectividade na diversidade”. A escolha deste tema não foi por acaso.

A tecnologia está constantemente transformando nosso cotidiano e transcendendo fronteiras, outrora rígidas, para criar laços de cooperação e colaboração que vão além das diferenças culturais. Nossa comunidade deseja, através da Cúpula de Djerba, consolidar ainda mais este espírito de tolerância, ajuda mútua e entendimento, através de projetos concretos que levem à aproximação entre os povos e ao desenvolvimento conjunto dos países e territórios pertencentes a ela.

Fabiana: Na sua opinião, qual é a importância da Língua Francesa no mundo?

O francês é o quinto idioma mais falado no mundo e o segundo mais ensinado, contando com mais de 300 milhões de falantes nos cinco continentes. É um dos idiomas mais utilizados na internet e mais empregados nos negócios. Ademais, é muito presente na diplomacia, sendo língua oficial na maior parte dos organismos internacionais. Tudo isso ilustra, portanto, o seu papel político central e sua a relevância nas trocas comerciais, na ciência, na mídia, literatura, audiovisual, gastronomia, e em tantos outros domínios .

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.