Entrevista: Arábia Saudita quer fortalecer cooperação com a China na indústria verde, diz ministro das finanças

0
12

Ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan, fala durante entrevista exclusiva com a Xinhua na 8ª edição da Conferência da Iniciativa de Investimento Futuro em Riad, Arábia Saudita, no dia 31 de outubro de 2024. A Arábia Saudita quer aprender e fortalecer a cooperação com a China na indústria verde, disse nesta quinta-feira o ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan. (Xinhua/Yan Jing)

Riad, 31 out (Xinhua) — A Arábia Saudita quer aprender e fortalecer a cooperação com a China na indústria verde, disse nesta quinta-feira o ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan.

“A China está liderando o mundo inteiro na indústria verde e em energia renovável. Há muitas tecnologias, como carros, baterias e robótica, que o mundo está tentando seguir”, disse Al-Jadaan à Xinhua em entrevista exclusiva na 8ª edição da Conferência da Iniciativa de Investimento Futuro, iniciada na terça-feira.

“Estamos tentando seguir uma abordagem ainda mais cooperativa com a China”, disse o ministro.

Chamando a parceria Arábia Saudita-China de “estratégica” e “muito importante”, o ministro observou que a China é o maior parceiro comercial do país, “mas não se trata apenas de comércio”, também de tecnologia, economia mais ampla e cultura.

Relembrando sua visita à China em maio, Al-Jadaan disse que ficou impressionado com os “desenvolvimentos em primeira mão e com as conquistas significativas feitas na economia chinesa” e está muito satisfeito com as discussões mantidas entre ambos os lados e os acordos bilaterais assinados em serviços financeiros e em outras áreas.

O próprio fato de os dois lados terem anunciado recentemente o ano de 2025 como o Ano da Cultura Arábia Saudita-China é “um sinal significativo de que (a parceria) não é só entre governos, mas de pessoa para pessoa”, disse ele.

Al-Jadaan destacou semelhanças entre a filosofia de desenvolvimento de alta qualidade da China e a Visão 2030 da Arábia Saudita, observando que ambos são planos de longo prazo “que são comunicados e executados com muito apoio do governo”.

“Acho que a China é o modelo do mundo quando se trata desse compromisso, da capacidade de execução e da visão de longo prazo”, disse ele.

Em relação aos recentes relatórios ocidentais sugerindo que a economia da China atingiu o pico e seu modelo de crescimento está esgotado, o ministro não aceitou essas alegações, dizendo que “a China tem sido o ponto mais brilhante na economia mundial, e o mundo reconhece isso”.

“Apesar de todas as conversas na mídia sobre a desaceleração da economia chinesa, ela está crescendo a 4,8%. É uma das economias de crescimento mais rápido, apesar de todos os desafios”, disse ele.

Al-Jadaan disse que ficou impressionado com o “sério apoio” do governo chinês à economia. Os recentes pacotes de estímulo, incluindo os feitos no setor financeiro, são “um sinal de que o governo está respondendo”, disse ele, acrescentando que “eles entendem o que acontece com a economia”.

No contexto de conflitos crescentes em todo o mundo, Al-Jadaan disse que está satisfeito que a Arábia Saudita esteja trabalhando com a China “para garantir que não apenas nesta região, mas globalmente, traremos mais tranquilidade e desescalada para os benefícios do nosso povo”.

Junto com instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, e sob estruturas como o Grupo dos 20, a Arábia Saudita e a China poderiam contribuir juntas para enfrentar os desafios do Sul Global, especialmente países de baixa renda e economias emergentes, disse o ministro.

“Temos bases muito claras e comuns para garantir não só o que é certo para nosso povo e nossas economias, mas também para o resto do mundo, de forma que tenhamos estabilidade e crescimento”, acrescentou ele.

Ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan, fala durante entrevista exclusiva com a Xinhua na 8ª edição da Conferência da Iniciativa de Investimento Futuro em Riad, Arábia Saudita, no dia 31 de outubro de 2024. A Arábia Saudita quer aprender e fortalecer a cooperação com a China na indústria verde, disse nesta quinta-feira o ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan. (Xinhua/Sui Xiankai)

Ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan, fala durante entrevista exclusiva com a Xinhua na 8ª edição da Conferência da Iniciativa de Investimento Futuro em Riad, Arábia Saudita, no dia 31 de outubro de 2024. A Arábia Saudita quer aprender e fortalecer a cooperação com a China na indústria verde, disse nesta quinta-feira o ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan. (Xinhua/Sui Xianka)

Fonte: Portuguese News