No dia 15 de setembro, a escritora, ex-deputada e atual embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel, promoveu com sua equipe, uma grande festa de comemoracão do Dia Nacional do México, denominado, Festas Pátrias. A famosa cantora performática Astrid Haddad foi a atracão da festa, e fez um show que deixou os convidados impressionados.
A culinária mexicana e os variados pratos também foram um sucesso. Membros do Itamaraty e funcionários de alto escalão de ambos os governos marcaram presença na celebração.
Fiestas Pátrias:
Os feriados nacionais são comemorados no mês de setembro pelo aniversário do chamado Grito de Independência, que foi dado pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla em 1810, isso ocorreu nas primeiras horas de 16 de setembro, quando ao soar o sino da igreja de Dolores Hidalgo convocou o povo a se levantar em armas contra a dominação dos espanhóis. Miguel Hidalgo, Ignacio Allende, Juan Aldama e Mariano Abasolo faziam parte de um grupo que conspirava contra o governo espanhol. Quando a conspiração foi descoberta, a prisão dos quatro foi ordenada. A Guerra da Independência começou uma manhã na cidade de Dolores Hidalgo sob o comando do padre Miguel Hidalgo y Costilla, junto com os generais Ignacio Allende e Juan Aldama. Finalmente, a Independência do México foi consumada em 27 de setembro de 1821 sob o Plano de Iguala, proclamado por Austin de Iturbide e Vicente Guerrero. As áreas que atualmente compreendem o México, a América Central e o sul dos Estados Unidos permaneceram nas mãos da Espanha quando Hernán Cortés derrubou o governo do México Tenochtitlán em 1521.
No ano de 1845, o presidente Antonio López de Santa Anna celebrou oficialmente a ‘Cerimônia do Grito’ para lembrar o padre Hidalgo e os heróis que lutaram pela independência. Estabeleceu que a cerimônia ocorreria todo dia 15 de setembro às 23h. Por sua vez, para poder comemorar seu 80º aniversário. Em 16 de setembro de 1910, foi oficialmente inaugurado o “Anjo da Independência”, obra do arquiteto Antonio Rivas.