Embaixadora de Botsuana Benetia Tumelo celebra os 58 anos de independencia do país

0
30
A Embaixada de Botsuana realizou uma recepção em Brasília, no dia 17 de outubro, para celebrar o aniversário de 58 anos de independência do país, que foi um protetorado britânico desde 1985. A independência aconteceu em 30 de setembro de 1966. Desde então o país vem se desenvolvendo rapidamente saindo da lista dos países menos desenvolvidos e entrando na lista de paises em desenvolvimento, se tornando um exemplo no continente africano.  Botsuana é rico em recursos naturais, incluindo minerais, e a sua rica fauna e flora.

Botsuana e Brasil
Botswana e o Brasil cooperam em diferentes setores que incluem, entre outros, educação, saúde e agricultura. O Brasil continua a ser um parceiro estratégico, uma vez que fez avanços notáveis ​​nas suas tecnologias que o Botswana pode aproveitar. Embora o comércio e o investimento entre os dois países tenham permanecido baixos, apesar  aproximarem dos 40 anos desde o estabelecimento das  relações diplomáticas.
 A Embaixadora afirmou estar confiante  que a recente Missão Comercial Multissetorial ao Botswana por empresas brasileiras em agosto de 2024,  dará o impulso para mais negócios, permitindo resultados tangíveis à medida que  os países alcancem um marco nas  relações bilaterais.
 “Desejo afirmar que o Botswana deseja fortalecer as interacções interpessoais entre os nossos países através de intercâmbios culturais e visitas turísticas. É nesse sentido que participamos da maior feira de viagens da América do Sul, a 51ª Exposição Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), realizada recentemente em Brasília, com o objetivo de divulgar Botsuana e as diversas opções oferecidas por nossa indústria turística. Senhoras e senhores, permitam-me também aproveitar esta oportunidade para convidá-los a visitar o Botswana, onde poderão experimentar a natureza na sua verdadeira forma, participando numa cobiçada experiência de safari, seja na área de Chobe ou no delta do Okavango, que é um dos países da UNESCO. património natural do país, entre outros ” enfatizou Benetia em seu discurso.