Embaixadora da Espanha, Fernández-Palacios, reúne-se com o governo do Ceará

Durante a visita ao Ceará da embaixadora da Espanha no Brasil, María​ del Mar Fernández-Palacios Carmona, vários secretários de Estado destacaram a parceria e a importância de estreitamento das relações entre os dois países. O encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (15) , foi conduzido pela secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros.

Na ocasião, o secretário Salmito Filho destacou a parceria dos cearenses com os espanhóis nos setores primário, secundário e terciário, além dos setores de comércio, serviços, inovação e de energias renováveis. Ele fez o registro de que existem no Ceará 400 empresas espanholas ou com participação acionária de espanhóis abrangendo os diversos setores da economia. Outro fator importante lembrado por Salmito Filho foi a política pública da Educação. “É uma honra para nós e é um compromisso do governador Elmano de Freitas manter e avançar ainda mais”, comemorou, completando que, até o final do mandato, o compromisso é que 100% das escolas funcionem em tempo integral. “Estou dando esse destaque porque isso tem relação direta também com a economia”, pontuou.

O secretário lembrou ainda que o Ceará é um estado que se destaca na área do hidrogênio verde. “Nós temos uma área no Complexo Industrial e Portuário do Pecém já licenciada, onde será instalado esse hub de hidrogênio verde. Nós temos a melhor proximidade geográfica com a Europa, África e América do Norte. Do ponto de vista logístico, essas são algumas vantagens comparativas e até vantagens competitivas que o Ceará apresenta.”

Participaram também da visita os secretários Fabrízio Gomes, da Fazenda; Emanuelle Grace Kelly, secretária-executiva de Cooperação com os Municípios; Sandra Machado, de Planejamento e Gestão; Tânia Coelho, da Saúde; Vilma Freire, do Meio Ambiente; Sandra Monteiro, de Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Yrwana Albuquerque, do Turismo; Socorro França, dos Direitos Humanos; Maria Zelma Madeira, da Igualdade Racial; Juliana Alves, dos Povos Indígenas; Rebeca Oliveira, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém; Fernando Botelho, do Robson Crusoé; Veridiana Soárez, secretária-executiva para Assuntos Pára Diplomáticos e Articulação com a Sociedade; o Capitão de Navio Ramón Liaño Núñez , Adido de Defesa da Embaixada da Espanha; o Capitão de Mar e Guerra Luis Carreras, Comandante do Navio; e Jorge Borrell Botella, Cônsul Honorário da Espanha em Fortaleza.

 

FOTOS: TIAGO STILLE
Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.