Embaixador Rômulo Acurio recepciona convidados em celebração dos 202 anos da Independência do Peru

A Embaixada do Peru celebrou o 202º aniversário da Independência do país na noite de quinta-feira (27). O embaixador peruano, Rômulo Acurio, ofereceu uma recepção na sede da Embaixada em Brasília.

Em seu discurso, Acurio tratou das relações sólidas e frutíferas bilaterais entre Peru e Brasil. Lembrou também da Aliança Estratégica, que prevê o adensamento de laços econômicos e comerciais; a integração fronteiriça, o aprimoramento da infraestrutura regional, combate ao narcotráfico, entre outros.

Brasil e Peru possuem 2.995km de fronteira e a integração fronteiriça é pauta prioritária do relacionamento bilateral. Destacando isso, o embaixador lembrou que a Comissão Vice-Ministerial de Integração Fronteiriça Brasil-Peru, foi criada em 2009. “Nesse âmbito tratamos de temas como transportes, saúde na fronteira, cooperação ambiental e direitos dos povos indígenas”, reforçou.

Falando em nome do governo brasileiro, a Secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, Gisela Maria Figueiredo Padovan, parabenizou o Peru e lembrou as similaridades entre os dois países e sua amizade de mais de 200 anos.

A recepção contou com a presença de membros do corpo diplomático acreditado em Brasília, autoridades do Executivo e do Legislativo, e órgãos de imprensa.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.