A convite da Confederação Nacional dos Municípios do Brasil (CNM) e do Instituto Brasileiro de Clima VBH, o Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, participou como convidado de honra da sessão temática “Caminho para a COP30” do XXVI Congresso de Municípios do Brasil “MARCHA-XXVI”, com a presença da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Goes e do Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Em seu discurso, o Embaixador destacou que o Cazaquistão vem implementando diversos projetos e programas governamentais voltados para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e proteger o meio ambiente. Em particular, em 2023, o Cazaquistão atualizou suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (CNDs), incluindo medidas de adaptação às mudanças climáticas, em conformidade com os compromissos internacionais do Acordo de Paris.

Nesse contexto, o diplomata cazaque mencionou a Iniciativa de Parceria Hídrica, implementada pelo Governo do Cazaquistão em colaboração com o Programa das Nações Unidas, que visa aumentar a resiliência às mudanças climáticas e a gestão dos recursos hídricos por meio do fortalecimento institucional e da cooperação regional.

Além disso, o Embaixador informou aos participantes sobre o anúncio feito pelo Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, na 78ª Assembleia Geral da ONU, sobre a realização, em 2026, do Cúpula Regional sobre Clima da ONU em nosso país, evento que ajudará a unir os esforços da comunidade internacional no combate às mudanças climáticas.

O evento foi organizado pela CNM e, tradicionalmente, reuniu cerca de mil participantes, incluindo governadores, prefeitos, secretários de governos estaduais e gestores municipais do Brasil. O Congresso ocorreu entre os dias 19 e 22 de maio deste ano e abordou temas como federalismo, parlamentarismo, segurança pública, ecologia, saúde e educação.

Este ano, o Congresso dá ênfase à luta contra as mudanças climáticas e à solução dos problemas ambientais das regiões, dentro do contexto da presidência do Brasil na Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas COP30, que será realizada em Belém, no mês de novembro.

Fonte: Embaixada do Cazaquistão.