Embaixador do Catar se despede de colegas após 6 anos no posto e elogia Brasília

0
413

Após 6 anos no Brasil Mohamed alhayki  se despede dos amigos  em uma recepção em sua residência oficial no Lago Sul em Brasília. Entre os convidados estavam Senadores da República, embaixadores, diplomatas e amigos. Alhayki recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração  concedida  a estrangeiros pelo governo brasileiro, declarou gostar muito de Brasília, pois a cidade tem um intenso programa diplomático e muitas atividades. Agradeceu a todos , ao apoio do embaixador brasileiro Fernando Abreu e parabenizou também a esposa pelo aniversário no sábado, dia da comemoração de despedida.O anfitrião ofereceu aos convidados pratos da tradicional culinária árabe que é muito apreciada no mundo todo e especialmente no Brasil.

Relatos fotográficos do Evento:

 

  

 

  

  

  

  

 

  

 

 

Importações e exportações Catar x Brasil impulsionadas pelo trabalho do Embaixador:

O  diplomata lembrou que a partir de 2020 o Catar começará a fornecer 1,4 milhão de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) por ano ao estado de Sergipe, num contrato que tem prazo de 25 anos. O combustível abastecerá uma central termelétrica e será também distribuído, segundo Alhayki. “Isto terá um grande impacto em Sergipe e em outros estados da região”, ressaltou o embaixador.

Ele destacou que o acordo foi assinado em 2014, durante visita da então presidente Dilma Rousseff ao país árabe. Alhayki afirmou que houve um grande número de viagens de autoridades brasileiras ao Catar desde 2012, como as de ministros das pastas de Cultura, Esportes, Agricultura e Defesa, além de parlamentares. “Isso elevou as relações entre os dois países a um nível estratégico”, declarou.

A  visita do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a Doha em maio do ano passado “assegurou a continuidade das exportações de carnes do Brasil ao Catar, principalmente de frango.” A missão ocorreu após a deflagração da operação Carne Fraca da Polícia Federal, que investigou suspeitas de irregularidades em frigoríficos e na atuação de fiscais do ministério, o que levou vários países a embargar ou a ameaçar suspender as importações de carnes brasileiras.

OS investimentos do Catar no Brasil realizados no período em que Alhayki comandou a embaixada, como a compra de uma participação de 10% na companhia aérea Latam pela Qatar Airways.