O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmim recebeu, nesta quarta-feira (12), uma visita de cortesia do embaixador de Belarus no Brasil.
O chefe da missão diplomática de Belarus, Sergey Lukashevich, e Alckmin trataram das relações diplomáticas e econômicas entre os dois paises. Também conversaram sobre a possibilidade de projetos e novas parcerias futuras.
A aproximação de Belarus com o Brasil ocorre no contexto da divulgação de uma nota de intenções para a candidatura do país europeu de integrar o BRICS, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O comunicado foi feito semana passada por Sergey Lukashevich, durante reunião com Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty.
Relações Brasil-Belarus
As relações diplomáticas entre Brasil e Belarus foram estabelecidas em 1992. No entanto, a embaixada de Belarus em Brasília foi aberta somente em 2010, e a Embaixada do Brasil em Minsk, apenas no ano seguinte.
O Brasil é o principal parceiro de Belarus na América do Sul. O comércio anual entre os dois países chega a US$ 800 milhões. Importamos grandes quantidades de cloreto de potássio, e exportamos tabaco, caixas de marchas para caminhões e açúcar, principalmente. Os fertilizantes potássicos e nitrogenados, inseticidas e herbicidas produzidos em Belarus são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura brasileira.
Além disso, desde 2019, há um amplo acordo de cooperação bilateral entre Brasil e Belarus na área educacional.