Na madrugada do dia 01 de novembro de 1954 a Frente de Libertação Nacional (FLN) dava início a uma poderosa ofensiva contra as tropas colonialistas na Argélia. A Argélia é um país do Norte da África, que faz fronteira com Líbia, Tunísia, Marrocos, República Árabe Saharauí Democrática (RASD – Saara Ocidental), Níger, Mali e Mauritânia, além de estar próxima da Espanha e França, separada pelo Mar Mediterrâneo. A França iniciou a colonização do país em 1830.
Após a Segunda Guerra Mundial cresceu, no mundo, o apoio às lutas de libertação nacional na África e na Ásia. Foi um período efetivamente revolucionário da história, que teve início em 1917, com a Revolução Russa e a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
É nesse contexto de expansão dos movimentos de libertação nacional que tem início a Guerra Popular Revolucionária pela independência da Argélia.
O dia 01 de novembro se tornou um feriado Nacional comemorado todos os anos no pais e o Embaixador Rachid Bladehane recebeu convidados em Brasília para celebrar o Dia Nacional na presença de vários convidados no clube Monte Líbano. Em seu discurso o diplomata enfatizou as excelentes relacões com o Brasil e a sólida amizade.