O Porto Vitória em Brasília, foi o local escolhido para a celebração do Dia Nacional do Catar, que aconteceu em 15 de dezembro com um jantar luxuoso . O Embaixador Ahmed Al Abdulla, afirmou em seu discurso que a data memorável que reflete a coesão e união dos Catarianos e realça o sentimento de orgulho do país e lealdade aos pais fundadores do Estado e seus sacrifícios eternos, além de representar o orgulho da sábia liderança de Sua Alteza Sheikh Tamim Bin Hamad Al Thani, o Emir do país e líder de uma trajetória de conquistas, desenvolvimento e futuro próspero. Aliás, o lema deste ano, “Nossa união faz nossa força” foi cunhado pela Sua Alteza o Emir do Catar.
- A comemoração do Dia Nacional assume particular importância este ano, uma vez que coincide com a realização da Copa do Mundo de Futebol no Estado do Qatar. Esses dois eventos são uma oportunidade de mostrar para o mundo a união e a cultura dos Catarianos. ” disse o diplomata.
- Ainda em seu discurso , com a presença de autoridades, jornalistas, diplomatas brasileiros e amigos do país o embaixador Al Abdulla fez as seguintes observações:
- ”O Estado do Catar tem enfrentado grandes desafios para organizar a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022. Sofreu uma campanha de críticas inédita jamais sofrida por um país-sede de Copa do Mundo. Entretanto, graças a Deus Todo-Poderoso e aos esforços das autoridades e do povo do Catar, o país conseguiu organizar este grande evento global. Expressamos nossa gratidão pelo apoio e pelos elogios recebidos pelo sucesso deste evento e afirmamos que esta experiência única e inspiradora pertence a toda a humanidade. Apesar de sermos um país de porte pequeno e médio, conseguimos organizar este evento global com sucesso excepcional, lembrando que é a primeira vez que um país árabe e islâmico sedia uma Copa do Mundo e isso é motivo de orgulho para nós.
- A Copa do Mundo no Catar uniu povos e sentimentos e confirmou que o mundo pode se unir para enfrentar os grandes desafios que ameaçam toda a humanidade.
- O Estado do Catar, como um parceiro internacional confiável, acredita no apoio a iniciativas coletivas e ações multilaterais. O país tem sido sempre proativo na resposta a crises globais como segurança alimentar, segurança energética, pandemia da Covid-19, entre outras crises.
- O Estado do Catar está empenhado em apoiar todos os esforços destinados a promover a abertura civilizatória e cultural entre os povos do planeta. Também dedica grande atenção ao desenvolvimento de suas relações com países e organizações regionais e internacionais, além de contribuir efetivamente para o fortalecimento da paz e da segurança internacional por meio da mediação voltada para a resolução de conflitos por meios pacíficos e apoiar projetos de desenvolvimento e estabilidade em diversos países. ” enfatizou. E ao concluir seu discurso ele afirmou que As relações entre Catar e Brasil são caracterizadas pela estabilidade, pelo desenvolvimento, por uma amizade sólida e parcerias eficazes entre os dois países. O Estado do Catar está muito empenhado em desenvolver essas relações para alcançar patamares mais altos em todas as áreas.