Embaixada do Uruguai convida artista para pintar estação de metrô na 106 sul

Pintura de artista renomado é presente da Embaixada do Uruguai para Brasília

A estação 106 Sul do metrô, no plano piloto de Brasília, ganhou cores através da obra pintada em uma das paredes do local, feita a pincel pelo pintor uruguaio Damian Ibarguren Gauthier, 53 anos.

Os que por ali passam agora podem apreciar os  detalhes da pintura de Damien , nos detalhes pudemos reparar um cachorro observando uma criança indo à escola de bicicleta com o pai, idosos na frente de casa, uma praia com farol e casas de campo. O trabalho foi finalizado nessa segunda-feira (13/11). 

A Embaixada do Uruguai, foi a intermediária entre o pintor e o GDF para a conclusão da pintura.

Sobre as obras e carreira do uruguaio  Damian Ibarguren 

Suas primeiras obras foram feitas pintadas em formato de cartão  e depois em tela. Realizou exposições individuais e coletivas no Uruguai, Argentina, Suécia, Espanha, Irlanda e Líbano e seus quadros são exibidos em galerias da Irlanda, Espanha e Argentina. Entre suas exposições individuais pode-se destacar Cuando lleguemos está mamá (2012), no Palácio Legislativo de Montevidéu (Uruguai)​ e Rêves en couleurs depuis l’Uruguay,​ na Universidad Saint-Esprit de Kaslik (Beirute, Líbano) 3

Realizou a pintura de murais no Uruguai e duas no Líbano. Entre eles, cabe mencionar En La Iglesia, na fachada da igreja de Algorta. (Río Negro) e Almacén de Ramos Generales, ambos premiados pela ONU em um concurso destinado a financiar o 60° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos;4​5​ Uruguai, no Acesso Escola do Uruguai em Jisr el- Wati (Líbano) Libaneses en Uruguai, em um edifício público da praça central em Dar Baachtar (Líbano)​ En El Mundo, realizado na fachada principal de uma escola na Casa Blanca (Paysandú, Uruguai) contornada com colaboração dos artistas Mario Sarabí, Ángel Juárez e Rito Rodríguez.8​ Em dezembro de 2013 realizou La mesa de la felicidad em San Gregorio de Polanco, Tacuarembó (Uruguai).

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.