Embaixada do Japão promove mutirão de limpeza em Brasília

A Embaixada do Japão no Brasilpromoveu no último sábado (22) um mutirão de limpeza de lixo em Brasília. O evento foi realizado na Feira da Torre de TV e reuniu ao menos 150 pessoas. Essa foi a terceira vez que a embaixada realizou a atividade, em conjunto com a Feanbra (Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste). O mutirão foi realizado em comemoração aos 116 anos do Dia da Imigração Japonesa no Brasil.

A iniciativa compartilhou os valores nipo-brasileiros com a comunidade local, e teve a presença de representantes da comunidade Nikkei, membros do grupo Reiwa Daiko e da Escola Modelo de Língua Japonesa, além de apoiadores e comerciantes. O evento também contou com um ponto de coleta de lixo eletrônico para descarte responsável e teve a ajuda de dois grupos de escoteiros de Águas Claras.

Dia da Imigração Japonesa no Brasil

O Limpa Brasília foi mais uma atividade organizada para comemorar os 116 anos do Dia da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 18 de junho. A programação incluiu promoções em restaurantes japoneses locais, iluminação no Eixo Monumental e outras atrações.

Ao longo de toda a semana passada, 11 restaurantes japoneses locais ofereceram pratos típicos a preços promocionais e condições especiais. O menu incluiu pratos clássicos, como sushis, e lamens (macarrão servido com caldo à base de shoyu, missô e carne de ave ou porco), além de teishokus (refeições completas).

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, afirmou que a culinária do país é um dos assuntos que mais interessam o público brasileiro.

“Também é por meio da comida que muitas famílias de imigrantes cultivam e compartilham a cultura japonesa no Brasil. Com este evento, queremos reunir nikkeis e a comunidade brasileira que os acolheu, como em uma grande refeição entre amigos.”

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.