Embaixada do Brasil em Portugal divulga visita do Navio-Escola Brasileiro a Lisboa

0
18

A embaixada do Brasil em Portugal anuncia que o Navio-Escola “Brasil” estará em visita à capital Lisboa de 17 a 21 de outubro, como parte da 37ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha – VIGM. A viagem tem como objetivo proporcionar treinamento prático aos futuros oficiais, com foco em atividades profissionais de marinheiro. Serve ainda para educar os novos oficiais da marinha sobre a cultura naval e fortalecer os laços com nações amigas no
exterior.

Durante a VIGM, os Guarda-Marinha passam por diversas atividades práticas e exercícios relacionados à navegação, meteorologia, operações navais, controle de danos, administração e aprendizado de adaptação à vida a bordo.

De 12 de agosto a 17 de dezembro, o navio tem visitas a portos incluindo Recife (BRA), Cartagena (COL), Baltimore (USA), Londres (GBR), Hamburgo (DEU), Le Havre (FRA), Lisboa (PRT), Citavecchia (ITA), Istambul (TUR), Pireu (GRC), Barcelona (ESP), Dakar (SEN) e Maceió (BRA).

Após a conclusão da VIGM, os Guarda-Marinha serão promovidos ao posto de 2º tenente, e designados para vários navios e organizações militares dentro da Marinha do Brasil.

O NE “Brasil” estará aberto à visitação pública, dias 19 e 20 de outubro de 2023, das 13:30
às 17:30 horas.

O Navio-Escola brasileiro foi construído pelo Estaleiro da Marinha do Brasil, seguindo um projeto desenvolvido pelo Departamento Brasileiro de Engenharia Naval, com início de construção em setembro de 1981. Foi lançado anos depois e comissionado em 21 de agosto de 1986.

Equipado com tecnologia de ponta, em grande parte projetada e construída pela Marinha do Brasil e empresas nacionais, o navio é equipado com Sistema de Simulação e Treinamento Tático (SSTT), um recurso instrucional vital utilizado durante as aulas de operações navais em todo o mundo.

O Capitão de Mar-e-Guerra Caio Germando Cardoso é o comandante do navio, tendo assumido o comando em 13 de janeiro. A tripulação compreende 31 oficiais, 222 Praças, e 181 Guarda-Marinha oriundos da Escola Naval. Adicionalmente, oficiais são convidados da Armada brasileira, Força Aérea, Marinha Mercante Nacional e Aspirantes de outros países, incluindo Panamá, Bolívia, China, Japão, Itália, Chile, México, Argentina, Estados Unidos da América, Canada, França, Portugal, Camarões e Cabo Verde.

As informações são da Embaixada do Brasil em Portugal.