Para marcar a beleza do encontro entre Brasil e Israel, e o que surge dessa troca, o Estúdio de Mosaico Cida Carvalho, com a chancela da Embaixada de Israel e o apoio do Congresso Nacional inauguram a ”Exposição Olhares de Israel no Congresso Nacional”. A mostra faz parte do Projeto de Intercâmbio Cultural e Artístico bilateral. São 30 obras criadas por artistas visuais.
As composições retratam a cultura e as belezas naturais do país, por meio dos diferentes olhares e repertório dos artistas. São interpretações variadas, com base na linguagem da pintura, escultura, fotografia e do mosaico. A expografia, idealizada pela arquiteta Luciana Amorim, foi inspirada em uma das salas do Museu de Israel, em Jerusalém e traça um paralelo entre arte, arquitetura e fotografia, seja a partir de contrastes ou de consonâncias dos materiais.
“O Intercâmbio Cultural é de total relevância para estreitar laços, possibilitar a troca de conhecimento e incentivar os artistas de Israel a levarem o melhor do Brasil”, explica Cida Carvalho, artista visual, idealizadora e diretora-geral do Projeto no Brasil e em Israel, além de Presidente da Associação Candanga de Artistas Visuais do DF (ACAV).
Em novembro, a exposição estará na Gallery Beitha Omanim Shagal, localizada em Haifa (Israel), onde permanecerá do dia 8 ao dia 18. Em dezembro está previsto o lançamento do catálogo das obras e registro das exposições com evento e finalização de todo o projeto. Confira a lista de artistas participantes.
BRASIL: Ana Pimentel, Antonia Celia, Ariene Saabor, Beth Ribeiro, Cida Carvalho, Donizetti Garcia, Eunice Dias, Gervásio Oliveira, Geovani Pedroso, Irany Poubel, Ivacy de Souza, Julianna Vidnik, Lia Paes, Mariah Campolina, Nina Teles, Ray Di Castro, Roselena Campos e Sonnia Guerra
Serviço:
Exposição ‘Olhares de Israel‘
Onde: Salão Negro do Congresso Nacional
Data: até 2 de outubro