O embaixador Halil Ibrahim Akca e o Adido de Defesa da Embaixada da Turquia no Brasil, Coronel Yarbay Ensar Öztürk, foram os anfitriões da recepção que celebrou a vitória histórica do seu país em 30 de agosto de 1922.
O evento contou com a presença de diplomatas e adidos de vários países, além de autoridades e convidados.Na ocasião, foi transmitida a mensagem do presidente Recep Tayyp Erdogan.
“Por meio da Grande Vitória, a nação turca declarou ao mundo inteiro, mais uma vez, que não aceitará o cativeiro, não deixará que sua vontade seja acorrentada e jamais se comprometerá a viver de forma independente em sua terra natal”.
“Estamos mobilizando todos os nossos meios para acabar com conflitos, perseguições e massacres em diversas regiões do mundo, especialmente em Gaza. Estamos firmes ao lado dos oprimidos, independentemente de sua identidade ou crença, sem esperar qualquer benefício material. Juntamente com nossos amigos e irmãos, que têm os mesmos ideais que nós, certamente estabeleceremos uma ordem global em que todos sejam representados com justiça”, enalteceu.
Membros da comunidade turca em Brasília participaram do evento que contou com vários pratos da culinária turca.
O fato histórico
A invasão da Anatólia pelo exército grego, aconteceu após a derrota do Império Otomano e da ocupação do país por forças estrangeiras, no final da I Guerra Mundial. Esta situação deu origem a uma luta pela libertação que se prolongou ao longo de vários anos.
A última etapa da Guerra de Independência foi a Batalha de Dumplupinar, da qual os turcos emergiram triunfalmente em 30 de agosto de 1922. Esta vitória culminou na fundação da República da Turquia independente.