Embaixada da Turquia celebra laços históricos com o Brasil relatados em Exposição

O Embaixador da República da Turquia Halil İbrahim Akça, abriu a inauguração da exposição de arquivos, “AS RELAÇÕES ENTRE A TURQUIA E O BRASIL EM DOCUMENTOS HISTÓRICOS”, ontem dia 02 de julho que ficará aberta ao público até o dia 25 deste mês.

Em 2023, a Turquia comemorou o centenário de sua República e, como parte das celebrações, a Embaixada da República da Turquia em Brasília organizou uma exposição de documentos históricos que destacam e celebram as duradouras e frutíferas relações diplomáticas, políticas, comerciais e consulares entre a Turquia e o Brasil.

A exposição conta com 38 exemplares de correspondências, documentos oficiais e fotos, cedidos pelos Arquivos do Estado Turco, pelo Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty, e pela Biblioteca Nacional. O acervo inclui documentos em português, inglês, francês e turco, datados de 1843 a 1931. Entre os itens mais notáveis estão a minuta do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, assinado entre o Império Otomano e o Brasil em 1858, e correspondências trocadas entre figuras históricas como o Imperador Dom Pedro II e o Sultão Abdülaziz.

A cerimônia de inauguração foi realizada no Espaço Oscar Niemeyer, em Brasília. A exposição estará aberta ao público de 2 a 25 de julho de 2024, proporcionando uma oportunidade única para que visitantes explorem a rica história das relações entre os dois países através de documentos originais e raros.

Esta exposição não apenas celebra um marco importante na história da Turquia , mas também ressalta a profundidade e a continuidade das relações bilaterais com o Brasil, refletindo um legado de cooperação e amizade que perdura há mais de um século.

Para mais informações sobre a exposição e horários de visitação, os interessados podem entrar em contato com a Embaixada da República da Turquia em Brasília.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.