Marcando o centésimo aniversário de criação da República da Turquia, a embaixada do país realizou um grande evento. Estavam presentes membros do corpo diplomático acreditado em Brasília, autoridades, além de cerca de 400 convidados.
Em seu discurso, o embaixador prestou homenagem ao fundador da República turca, Mustafa Kemal Atatürk, e a “todos os heróis que se sacrificaram pela nação”. Lembrou também que o país é protagonista no cenário geopolítico mundial. “Como parte do G-20, da OCDE, da OTAN e do Conselho da Europa, a Turquia trabalha para o desenvolvimento econômico, as causas humanitárias, a paz e a cooperação na sua região e fora dela.”
Ao tratar da manutenção da paz na região, o diplomata explicou que “as forças armadas e as forças de segurança turcas participaram em missões da OTAN e da ONU em muitas áreas do mundo e lutam contra uma série de organizações terroristas, incluindo o DAESH. [Somos] um dos principais países em termos de prestação de assistência humanitária no mundo e lar do maior número de refugiados”.
Foi exibido um vídeo com mensagem do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Relações bilaterais
O embaixador Halil İbrahim Akça explicou que as relações da Turquia com o Brasil “estão profundamente enraizadas e vem de longa data, sempre baseadas no respeito e na cooperação mútuos”. Elas foram estabelecidas em 1858, com a assinatura do Acordo de Amizade, Residência, Comércio e Navegação.
No ano passado, os dois países assinaram um memorando de entendimento “relativo às atividades culturais do Brasil na Turquia no âmbito do 200º aniversário da independência do Brasil e às atividades culturais turcas no Brasil no âmbito do centésimo 100º aniversário da República da Turquia”. Desde então, a embaixada organizou ações culturais em diferentes cidades do Brasil.
O objetivo da embaixada é ampliar e diversificar as relações com o Brasil, maior parceiro comercial da Turquia na América do Sul. O volume de comércio bilateral chegou a 6 bilhões de dólares. “A nossa nova meta é de 10 bilhões de dólares de comércio para os próximos anos, que acredito que será alcançada num futuro muito próximo”, assegurou o embaixador.
Os dois países possuem relações estreitas entre os Ministérios da Defesa e as Forças Armadas, cooperando no desenvolvimento da Indústria da Defesa.
Outro destaque é o turismo. Este ano, a estimativa é que cerca de 100 mil brasileiros visitem a Turquia. Isso é facilitado pelos voos diretos da Turkish Airlines entre São Paulo e Istambul.