Embaixada da Rússia celebra Dia Nacional

Embaixador Alexey Labetskiy destaca os projetos em parceria com o Brasil

Embaixador Alexey Labetskiy e o cônsul Jacinto Zabolotsky

A sede da embaixada russa reuniu, no dia 13, convidados para as comemorações do Dia da Rússia. A data marca a adoção da Declaração de Soberania do Estado da República Socialista Federativa Soviética Russa (RSFSR) em 12 de junho de 1990. Em suas palavras de boas-vindas, o embaixador Alexey Labetsky, enfatizou a natureza estratégica das relações entre a Rússia e o Brasil, destacou a dinâmica positiva do crescimento do comércio bilateral e o diálogo político em desenvolvimento ativo. O diplomata também apresentou a patente consular a um proeminente representante da comunidade de compatriotas russos, Jacinto Zabolotsky, que é um dos descendentes dos primeiros colonos russos no Brasil e autor de um livro sobre a migração russa.

No seu discurso de boas-vindas, Alexey Labetskiy, Embaixador da Rússia no Brasil, explicou ao público o significado do feriado e destacou alguns pontos da relação diplomática russo-brasileira.  Labetskiy também destacou a importante participação de Jacinto Zabolotsky, um grande promotor da história, da cultura e das tradições russas. “Hoje, Zabolotsky está recebendo a patente de Cônsul Honorário da Federação Russa em Campina das Missões. Esperamos que seu trabalho continue contribuindo para fortalecer as relações estratégicas e comunicação entre nossos povos e países”, afirmou o diplomata.

A comemoração contou com a presença deputados e senadores federais, representantes de partidos políticos, chefes de missões diplomáticas, compatriotas russos. Durante a recepção, o famoso pianista brasileiro, formado pelo Conservatório Estadual de São Petersburgo, Fernando Calixto, executou os hinos da Rússia e do Brasil. Foi organizada ainda uma exposição fotográfica “As Belezas da Rússia” e foram apresentadas revistas temáticas sobre o nosso país “Rússia Hoje” feitas pela embaixada.

Brasil e Rússia estabeleceram relações diplomáticas 1828. O alcance da relação bilateral expandiu-se na década de 1980. Há 22 anos, Em 2002, as relações foram elevadas à categoria de parceria estratégica e, desde então, têm sido realizadas reuniões regulares a nível presidencial e ministerial. Atualmente, um dos projetos mais importantes envolvendo o Brasil e a Rússia é o BRICS. Desde 2022, o comércio entre os dois países aumentou de forma importante, assim como houve também o fortalecimento da parceria estratégica entre as duas nações.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.