Embaixada da República Dominicana no Brasil comemorou o 175° Aniversario da Independência Nacional com um Concerto de Merengues Sinfônicos

Pela primeira vez em Brasília a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, dirigida pelo Maestro Cláudio Cohen, interpretou as peças  musicais do merengue, ritmo dominicano declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  Os arranjos são do Maestro Ramón Orlando Valoy, músico, arranjador e compositor dominicano, quem esteve  presente no concerto e animou a platéia. O evento aconteceu no dia 26 de fevereiro na capital federal e contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana, da OSTNCS e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.

 

O embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela,  enfatizou que o merengue é  um dos   bens culturais que fazem do dominicano um povo  alegre que encara os seus desafios    com a alegria da música “Em 2017, o nosso contagiante merengue, foi declarado patrimônio intangível da humanidade e, a partir desse acontecimento, virou elemento de identidade nacional que já se enraizava desde o início da nossa história”. O diplomata também enfatizou as relações bilaterais com o Brasil e o crescimento do País.

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.