Embaixada da Noruega anuncia que recebeu convite do Brasil para participar da reunião do G20

"Estamos ansiosos para contribuir para o trabalho do G20", afirmou o primeiro-ministro Jonas Gahr Støre

A embaixada da Noruega divulgou nota oficial, nesta sexta (1), anunciando que será um dos oito países convidados sob a presidência brasileira do G20 no próximo ano. O G20 é um fórum de cooperação estratégica entre as economias mais importantes do mundo, que representam 80% do PIB mundial, 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.

“O convite para participarmos do G20 representa um grande voto de confiança. Isso atesta a estreita e ampla cooperação que temos com o Brasil há muitos anos. Estamos ansiosos para contribuir para o trabalho do G20”, afirmou o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre.

De acordo com o primeiro-ministro Støre, essa é uma oportunidade para a Noruega influenciar decisões importantes sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas, ao meio ambiente e transição energética, à luta contra a pobreza e as disparidades sociais e à saúde global.

“Os esforços da Noruega nas áreas de florestas e mudanças climáticas, energia e segurança alimentar são parte da razão pela qual o Brasil nos convidou para participar nessa importante cooperação”, explicou Støre. Ele lembrou ainda que a Noruega trabalha em conjunto com o Brasil há mais de 15 anos para reduzir o desmatamento na Amazônia, e o presidente Lula identificou a preservação das florestas tropicais como uma prioridade para o governo brasileiro.

O Brasil estabeleceu três prioridades para a presidência do G20: inclusão social e combate à fome, transição energética e desenvolvimento sustentável e reforma das instituições de governança global.

No próximo ano, serão lançados diversos grupos de trabalho relacionados com finanças, inovação e sustentabilidade. Além disso, o Brasil planeja mais de 20 reuniões de alto nível. Esse trabalho culminará na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, em novembro de 2024. Espera-se a presença de chefes de Estado de todos os países do G20 e convidados especiais.

“Como país convidado, a Noruega pode participar em todas as arenas políticas e temáticas e locais de reunião no âmbito da cooperação do G20. Isso nos proporcionará uma oportunidade única de ouvir e aprender, além de contribuir e influenciar processos importantes aos quais normalmente temos menos acesso”, concluiu Støre.

As informações são da embaixada da Noruega.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.