Embaixada da Itália realiza Seminário Itálo brasileiro

0
28

No dia 28 de março de 2025, a Embaixada da Itália no Brasil recebeu especialistas, autoridades e representantes do setor privado para discutir o futuro da inteligência artificial (IA). O evento integrou a 8ª Edição do Dia da Pesquisa Italiana no Mundo e foi organizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI).

O CONSECTI, promove a cooperação entre os estados brasileiros e o governo federal para fortalecer políticas públicas e impulsionar a inovação e a pesquisa científica no país.

O seminário teve como foco a troca de experiências entre Brasil e Itália, destacando os desafios e oportunidades que a IA proporciona. Além disso, o evento coincidiu com a Reunião Nacional do CONSECTI, momento em que foram escolhidos os novos dirigentes para o biênio 2025-2026 e celebrados os 20 anos de existência do Conselho.

Debates e Participantes

A sessão de abertura contou com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e de autoridades brasileiras, incluindo Sílvio Bulhões, presidente do CONSECTI, Henrique Miguel, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Evânio Antônio de Araújo Júnior, do Ministério da Educação, e Leonardo Reisman, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal.

Entre os momentos mais aguardados, a palestra “O que esperar da Inteligência Artificial nos próximos anos” reuniu renomados profissionais do setor. Participaram do debate Bernardo Brandão (IVECO), Henrique Miguel (MCTI), Hugo Valadares (Ibict), Stefano de Leo (UNICAMP), Patrick Baudon (Almawave Brasil) e Cleber Afrânio (TIM Brasil), com a moderação de Silvana Rizzioli, da Associação de Competências Internacionais.

Impacto e Contribuições

Durante o evento, foram abordados temas como regulação da IA, uso ético da tecnologia e sua inserção nas políticas educacionais e industriais. O Embaixador Cortese ressaltou que a inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano e que é fundamental aprofundar os debates sobre seu impacto na sociedade.

“O evento representa um passo importantíssimo para o fortalecimento da colaboração entre os dois países na área da Inteligência Artificial”, afirma o Embaixador Alessandro Cortese

A realização do seminário reforçou a cooperação bilateral entre Brasil e Itália, promovendo a troca de conhecimentos e fortalecendo o laço entre os dois países no campo da inovação tecnológica. O evento foi um marco importante para a formulação de estratégias conjuntas que impulsionem o desenvolvimento e a regulamentação da inteligência artificial.