O Amerigo Vespucci, navio-escola da Marinha Italiana, dá volta ao mundo por 20 meses, tem duas paradas em portos brasileiros e poderá ser visitado gratuitamente pela população em Fortaleza e no Rio de Janeiro.
As escalas são parte de uma turnê mundial – do navio, que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália -, iniciada no 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova, e retornando em fevereiro de 2025, depois de passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.
Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, a chegada do navio mais belo do mundo oferece aos brasileiros a oportunidade de visitar um veleiro histórico, que contém o melhor das tradições marítimas e de todos os símbolos que representam a cultura italiana.
O navio chegará no dia 4 de outubro em Fortaleza e ficará no Píer 106 do Porto de Mucuripe, até domingo, 8 de outubro, quando retomará sua viagem, rumo ao Rio de Janeiro. Ao longo desses dias, a Embaixada da Itália no Brasil, junto com a rede diplomática, organizou uma série de iniciativas com as autoridades brasileiras locais para promover a intensificação das relações bilaterais entre Itália e Brasil em nível institucional, acadêmico, científico, tecnológico e cultural.
No dia 7 de outubro, o navio estará aberto para a visitação guiada e gratuita do público cearense, que poderá conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do navio.
As informações são da Embaixada da Itália