A Data Nacional da Coreia do Sul foi celebrada na Casa Portugal, em São Paulo, com uma homenagem aos 60 anos de imigração coreana ao Brasil. Conforme lembrou o embaixador Lim Ki-mo, “oficialmente, a imigração coreana no Brasil teve início em fevereiro de 1963, quando 103 coreanos chegaram no Porto de Santos, em São Paulo. Eles abriram caminhos para as futuras gerações em novas atividades econômicas, tais como direito, medicina, arte e cultura, jornalismo, entre tantos outros”. Atualmente há mais de 50 mil membros da comunidade coreana vivendo em São Paulo.
A recepção, na noite desta sexta-feira (27), teve no cardápio pratos típicos da culinária coreana. Estavam presentes várias autoridades federais e estaduais, como o senador Marcos Pontes e o deputado Eduardo Suplicy. Também marcou presença um ministro do Itamaraty, que viajou de Brasília especialmente para o evento.
Um destaque da recepção foi o embaixador Lim Ki-mo cantando músicas do Raça Negra ao lado de Luiz Carlos, cantor do grupo.
A celebração na Casa Portugal também teve performances de danças K-Pop e apresentações musicais de clássicos brasileiros e coreanos, executados por músicos de ambos os países.
Os eventos realizados na capital paulista ao longo dos últimos dias fortaleceram a cooperação entre Coreia do Sul e Brasil. Além de uma recepção para jornalistas, foi promovido o “Seminário de Cooperação da Bioindústria Brasil-Coreia”, o “Fórum Empresarial Coreano”. Neste domingo (29) ocorre o campeonato de Taekondo, no Ginásio Mauro Pinheiro.